Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 15 de março de 2018

CHEGOU A HORA DO BASTA!

Quinta, 15 de março de 2018
Conversa com Tolentino

CHEGOU A HORA DO BASTA!

Passaram-se quase exatos 50 anos.

Foi no dia 28 de março, no sempre lembrado ano de 1968, que o comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, matou o secundarista Edson Luís de Lima Souto com um tiro a queima roupa no peito.
 
Ele não era uma liderança ou mesmo um militante do movimento estudantil. Morreu por estar lá. Os estudantes haviam marcado uma manifestação do restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, para protestarem contra o anunciado aumento do preço da refeição. Edson Luís tinha tudo para participar. Paraense, mudara para o Rio e fazia o curso secundário no Instituto Cooperativo, que funcionava no próprio Calabouço. O estudante Benedito Frazão Dutra também foi atingido e chegou a ser levado ao hospital, onde morreu.
 
Aquilo foi o suficiente para que explodisse o grito na garganta de estudantes do Brasil inteiro, no que foram acompanhados por milhares de outros brasileiros também indignados com o regime militar, que completava quatro anos.
 
A senha foi a “Passeata dos 100”, no Rio, que reuniu estudantes, artistas, intelectuais, políticos e clérigos. E manifestações se repetiram em praticamente todas as capitais e grandes cidades do País.
 
O duplo fuzilamento deste 14 de março, vitimando a vereadora Marielle Franco (PSOL-Rio) e Anderson Gomes, que dirigia o carro em que estavam, pode ser o momento da nova explosão.
 
O governo instalado ilegitimamente em 2016 não cansa de esbofetear o povo brasileiro. Após golpear a presidenta eleita, jogou no lixo o programa vencedor em 2014, com a chapa em que Dilma Roussef era acompanhada pelo próprio Michel Temer, e passou a demolir tudo quanto fosse conquista popular ou nacional.
 
Por meio de Emenda Constitucional impediu que venha a ocorrer ampliação de orçamento público em setores absolutamente indispensáveis por não menos que 20 anos. Esterilizou os currículos da escola pública, generalizou o sistema de terceirização de mão de obra, inclusive em cargos públicos, aboliu direitos trabalhistas vigentes há 70 anos, fragilizou a estrutura sindical de defesa dos trabalhadores, abriu a Amazônia à exploração internacional, entregou a interesses estrangeiros a Base de Alcântara, assim como a exploração do petróleo, aí incluídas as reservas do Pré Sal.
 
O crédito imobiliário foi contido, o salário mínimo foi reduzido, servidores públicos deixaram de ter reajustes e cancelaram-se concursos para novas vagas. Vários programas sociais simplesmente desapareceram, como o Ciência sem Fronteiras, a Farmácia Popular, o de formação técnica de mão de obra, entre outros.
 
Não é só. As universidades tiveram os seus orçamentos podados, foi abolido o controle sobre o trabalho escravo.
 
Não satisfeito, o governo enveredou pelo caminho das privatizações, colocando patrimônio público à venda por preços absolutamente aviltados, como promete fazer com o setor elétrico. Ao mesmo tempo, negocia a entrega a multinacionais do Aquífero Guarani, uma das duas maiores reservas de água do mundo. 
 
A população conseguiu conter ao menos a reforma da Previdência, com a qual simplesmente se retira dos trabalhadores a expectativa da aposentadoria, além de precarizar as condições de subsistência, por exemplo, de pensionistas e deficientes físicos.
 
Até quando suportar?
 
A população assiste a tudo isso e muito mais. Um arranjo entre o governo ilegítimo, a grande mídia e o judiciário dá sustentação a essa política em que os interesses nacionais e populares são solapados. A docilidade do Congresso Nacional, inclusive com relação à ampliação da corrupção numa escala estratosférica, é desavergonhadamente comprada, com recursos para os próprios parlamentares e pela satisfação de interesses dos grupos econômicos que os mantêm, especialmente o setor financeiro (patrono do golpe) e o agronegócio.
 
Até aqui, fica a impressão de que a revolta popular tenta se resolver inflando os índices de preferência da candidatura de Lula, numa clara provocação ao arranjo golpista e numa demonstração enfática de onde reside a esperança. Mesmo nada indicando que os detentores do poder permitirão que os brasileiros elejam o presidente que parece já terem escolhido.
 
Ao lado disso, embora tudo indicasse que a instauração de intervenção militar no Rio de Janeiro fosse uma jogada de “marketing”, o que se vê é que se sente respaldado o que há de banditismo no aparelho policial do Estado.
 
E não podia ser diferente. A vítima simbólica é uma mulher, negra, favelada, lutadora, de esquerda, comprometida com os direitos humanos. 
 
Este é o alvo da violência. Se é mulher, se é negra, se é pobre, se está revoltada, cale-se. Esconda-se na sua favela para que tudo pareça que caminha “normalmente”, como alardeiam manchetes de jornais e programas de TV.
 
O que pode deter isso é a resposta vigorosa da sociedade, a demonstração de que está disposta a enfrentar os que não cansam de pisoteá-la.
 
Passados 50 anos, o nome de Edson pode ser Marielle.

Fernando Tolentino