Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 4 de março de 2018

Nota de falecimento a Rollemberg e ao secretário de Saúde do DF: Pela omissão, incompetência, ou sabe-se lá a razão, do governo, morreu hoje Dona Mamedia Maria de Lima, 83 anos. Há dias lutava por uma vaga em UTI

Domingo, 4 de março de 2018
Mais uma vítima da omissão, incompetência e...de um governo


Nascida em Brejo da Cruz, Paraíba, ela vivia há 20 anos em Brasília.  Desde o dia 25 de fevereiro vivia sua via crucis por atendimento digno, necessário, e indispensável, de saúde.

Bateu às portas da UPA da Ceilândia no dia 25 de fevereiro, mas não foi atendida, mesmo com fortes dores no braço esquerdo. Voltou para casa e depois de dois dias retornou àquela unidade de saúde, mas já em estado grave, sendo transferida para o Hospital da Ceilândia.

Diagnóstico? Infarto.

O médico comunicou o diagnóstico à família da paciente e alertou para a necessidade urgentíssima da transferência para um leito de UTI. Segundo a família, o HRC não forneceu o laudo aos parentes. Pior, teria se negado a fornecer, o que dificultou tomada de medidas legais.

A via crucis, via dolorosa, de Dona Mamedia Maria de Lima, pobre, negra, idosa, continuava. A dela e de toda a sua família que, num último recurso, recorreu à Justiça usando a Defensoria Pública.

Vitória! Liminar determinando ao governo de Rollemberg e a sua secretaria de Saúde (seria de saúde mesmo?) a internação da paciente em UTI. Dava a liminar o prazo de até às 23 horas do dia 2 de março, última sexta-feira.

Sem UTI, sem o respeito a sua dignidade humana, sem cumprimento da liminar, morreu Dona Maria neste domingo, dia 4 de março. Mais uma vítima do caos na saúde pública do governo do Distrito Federal. A saúde no caminho errado!

Quem sabe faria bem ao governador Rollemberg, e ao secretário de Saúde, comparecerem ao sepultamento de Dona Mamedia Maria de Lima? Serão testemunhas da dor da família dessa senhora. E, quem sabe, passarão a perceber melhor o que é ser abandonado pelos governantes.

Mas tem gente que não aprende. E desconfio que é o caso.

Leia mais sobre o assunto