Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Estado de Bolsonaro é grave e ele está se alimentando por via venosa

Quinta, 13 de setembro de 2018
Da Tribuna da Internet
Imagem relacionada
Bolsonaro, já enfraquecido, foi operado de novo

Carlos Newton
Como se sabe, os boletins médicos estão sob censura e necessitam de tradução simultânea. O hospital informou que na noite de quarta-feira que Bolsonaro teve “distensão abdominal progressiva e náuseas”, que poderia ser causado por gases, e precisou passar por uma tomografia no abdômen. O exame identificou presença de aderência obstruindo o intestino delgado. Segundo o hospital, a solução do problema era cirúrgica. O boletim informou que, em uma das três perfurações sofridas no intestino delgado, formou-se uma fístula, um pequeno orifício, que provocou inflamação e gerou o quadro de aderência, que é uma obstrução intestinal.

A aderência (ou a união de dois tecidos do corpo) ocorre em decorrência da cicatrização interna em áreas que sofreram incisão cirúrgica, no caso, a realizada após a facada.
INFLAMAÇÃO – A aderência foi causada pela inflamação decorrente do trauma e dificultou a passagem de alimentos pelo intestino. Na cirurgia, as fístulas foram suturadas e as aderências foram liberadas.
“Além disso, constatou-se um extravasamento de secreção entérica (secreção intestinal) a montante do ponto de obstrução em uma das suturas realizadas anteriormente para correção dos ferimentos intestinais. Em grandes traumas abdominais esta complicação é mais frequente do que em cirurgias programadas”, diz o boletim da manhã desta terça. “A limpeza abdominal foi realizada como feito rotineiramente.”
Todos os pontos de possível obstrução foram tratados para reduzir a chance de novos problemas na região.
ELE PASSA BEM – O procedimento durou duas horas e terminou por volta das 23h30. Segundo os médicos, a nova intervenção foi bem-sucedida e o candidato passa bem. O boletim informa que ele não sentiu dores nem teve náusea durante a madrugada, mas nem poderia, por estar sob anestesia completa.
Os boletins médicos são controlados pela família. Na verdade, a situação de Bolsonaro é muito preocupante, porque ele voltou à estaca zero, mas agora está com o organismo combalido. O maior risco que vinha correndo desde a agressão era ocorrer infecção, devido a passagem de fezes (extravasamento de secreção entérica) para o interior do abdômen.
A nova operação também foi altamente traumática. A vida de Bolsonaro está em risco, mas ele precisa reagir e se recuperar, na graça de Deus. A política não pode se travar na ponta de uma peixeira.