Quinta, 27 de setembro de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant’Anna
A implantação de duas linhas de VLT, duas linhas de trens regionais e a expansão de uma linha do BRT em Brasília sairia por aproximadamente R$ 6,88 bilhões, 34% a menos em relação aos R$ 10,4 bilhões gastos na construção dos 16 quilômetros da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.
Por Chico Sant’Anna
Em tempos eleitorais, volta à baila o debate sobre mobilidade urbana, transporte público. Mas passa governo sai governo e as coisas, literalmente não andam. E o que é pior: desde o governo Arruda, em 2009, a má gestão administrativa dos governantes que estiveram no Buriti fez a cidade perder cerca de R$1,2 bilhão que seriam empregados na ampliação do metrô e da implantação do VLT. Na verdade, esses dois serviços, segundo as previsões iniciais, já deveriam estar em pleno funcionamento nos dias de hoje.
O Distrito Federal poderia ter hoje outro padrão de qualidade de vida, caso os projetos de mobilidade urbana tivessem sido implantados. Certamente, o título da terceira cidade da América do Sul mais engarrafada não teria sido entregue à Brasília. As pessoas ficariam menos tempo presas ao trânsito, ou enlatadas em desconfortáveis ônibus.
Um estudo acadêmico realizado pelo arquiteto e urbanista Matheus Augusto de Oliveira e Carvalho, sobre uma hipotética situação em que Brasília sediaria as Olimpíadas de 2032, demonstra no capitulo sobre mobilidade urbana, como a Capital Federal poderia ter um padrão Europeu de transporte Público.