Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

O descaso com a Cultura e com a Memória consome a todos nós

Quinta, 6 de setembro de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant’Anna

A Independência de um povo não se mede com a quantidade de tanques que desfilam nas ruas no 7 de Setembro. Ela se baseia na solidez de sua cultura e identidade.

Por
Chico Sant’Anna
Um futuro de uma cidade, de um país, de um povo se constrói com base nas experiências vividas no passado. Com base na cultura, na ciência, nas tradições. Não haveria nada mais iconográfico para ilustrar o triste momento em que vivemos no Brasil e em Brasília, do que o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro.

Não viraram cinzas apenas as mais de 20 milhões de peças ali expostas. Foram torradas na brasa 200 anos da construção da brasilidade. O conceito de brasilidade expressa o jeito de ser do brasileiro, a cultura, respeitando-se a pluralidade e as particularidades regionais, os aportes que cada um dos povos que ajudaram a forjar nossa identidade. O Museu Nacional era um mosaico de tudo isso. E assim era uma fonte permanente de pesquisa do que fomos para identificar o que seremos.

O abandono do governo federal e a omissão dos parlamentares, em especial daqueles que propagam aos quatro cantos serem padrinhos da Educação e da Cultura, é irresponsável. Sentimos na pele o que representam as políticas econômicas liberais que privilegiam bancos e negligenciam políticas sociais.