Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 20 de julho de 2019

Nos respeite, presidente! Ser paraibano, baiano, alagoano, pernambucano, piauiense, cearense, potiguar, sergipano, maranhense é motivo de orgulho

Sábado, 20 de julho de 2019
"Paraíbas" é uma expressão utilizada para se referir pejorativamente ao Nordeste como um todo. É uma vergonha que termos como esse e com esse tom sejam usados pelo presidente da República em referência ao Nordeste.

Eu sou baiana, nordestina sim, com muito orgulho. Tenho no sangue a luta dos meus antepassados: dos retirantes maltratados pela fome que o presidente diz não existir, de Marias Bonitas, dos negros escravizados, de Conselheiro, do povo de Canudos, das Chibatas, da resistência. Somos 2 de Julho e Revolta dos búzios. Somos Quitérias e Joanas.

No meu sangue também jorram as palavras de Castro Alves, os conselhos de Rui Barbosa, os versos de Patativa e ecos de uma cultura viva que teima em encantar. Portanto, nos respeite, presidente!. Ser paraibano, baiano, alagoano, pernambucano, piauiense, cearense, potiguar, sergipano, maranhense é motivo de orgulho. Vergonha mesmo é todo dia ouvir uma declaração escabrosa, insana, indecente por parte de um presidente. E os versos de Castro Alves ainda continuam atônitos dizendo: "Senhor Deus dos desgraçados, dizei-me vós Senhor Deus, se eu deliro ou se é verdade tanto horror perante os céus?" Resistiremos a vocês!

Palmira Heine*
------------------
Palmira Heine nasceu em Salvador, em 1976. É graduada em Ciências Sociais, História e Letras. É doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia e atua como professora universitária na Universidade Estadual de Feira de Santana. Além de um vasto trabalho com relação a temas ligados ao estudo de teorias textuais e discursivas, área na qual atua como professora universitária, a autora também tem se dedicado a escrever poemas e livros infantis.