Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 14 de julho de 2019

Podem ter certeza, meus jovens. Se o Parque Ecológico do Gama fosse um banco, já teria sido salvo (parafraseando Eduardo Galeano); o Parque está sendo incendiado, morto de morte matada; veja vídeos

Domingo, 14 de julho de 2014


Como o Parque Ecológico do Gama não é um banco, ainda não foi salvo. Agoniza, está sendo morto de morte matada, apesar do esforço da população da cidade.

Parque Ecológico do Gama continua queimando. Está sendo consumido pelo fogo, pelo desprezo e omissão dos governantes e por interesses de especuladores imobiliários

Parque Ecológico do Gama pega fogo em 10 julho de 2019

No vídeo a seguir, o fogo, a emoção, a desgraça anunciada, e um pouco de alívio ao se constatar no dia seguinte ao 10 de julho que os prejuízos não foram tanto como se pensou na hora do incêndio. Mas o Parque Ecológico do Gama sangra, sangra e morre pela insensatez, e Deus sabe lá porque mais, dos governantes e autoridades do DF.


Parque Ecológico do Gama pega fogo em. Casual...ou criminoso?

O vídeo seguinte mostra o Parque Ecológico do Gama, também conhecido por Parque Urbano e Vivencial do Gama, dois dias após o incêndio noturno do dia 10 de julho de 2019. Incêndio casual ou criminoso? Responda quem quiser.

O fato é que o abandono do parque, pelos governos, e também por interesses de invasores e, especialmente, de especuladores imobiliários, grandes especuladores do DF, têm no decorrer dos anos desde a criação legal da área (em 1988, no governo de José Aparecido) colocado cada vez mais em risco a sobrevivência do parque e do meio ambiente na área. Nenhum dos governos até aqui tive a coragem (seria falta de coragem mesmo?) de cumprir a sentença da Justiça, sentença que há muito transitou em julgado e que determina (determina, pois ainda é válida) de desocupar o Parque, retirando todos os invasores daquelas terras. Covardia ou interesses escusos? Responda quem quiser!

A natureza chora, sangra, queima, morre, no Parque Ecológico do Gama, o nosso querido 'Parque Urbano e Vivencial', e isso sob os olhares complacentes, mais cúmplices do que complacentes, de governantes e autoridades.

O meio ambiente no Parque Ecológico do Gama grita: 'Estou morrendo de morte matada! Salvem-me!'

OBS.: Vídeo gravado pelo Gama Livre, em 12/7/2019.


Parque Ecológico do Gama pega fogo. Veja vídeo do estrago

Vídeo montagem de fotos, e 1 vídeo, mostrando o Parque Ecológico do Gama, o nosso querido Parque Urbano e Vivencial do Gama. Imagens feitas pelo Gama Livre no dia 12 de julho de 2019, dois dias após o incêndio (casual ou criminoso, acontecido na noite de 10/7/2019), sendo que apenas duas fotos, uma que mostra a flor Mimosa Heringeri, encontrada apenas na área Sul do DF, e a outra foto da mina d'água, é de autoria de Juanh Ricthelly, que é coordenador da ONG Gama Livre.

O Parque Ecológico do Gama, desprezado pelos governos do DF, queimado frequentemente Deus sabe quais as reais razões, cobiçado loucamente por grandes especuladores imobiliários, pede socorro.

Salvem o Parque Ecológico do Gama! Salvem o meio ambiente!


R$1 milhão e meio havia para cercar e dar segurança ao Parque Ecológico do Gama. A emenda parlamentar não foi usada. Agora o parque continua totalmente desprotegido 
Abaixo, o vídeo é um "bordejo" ao redor do Parque Ecológico do Gama e mostra como a área está desprotegida. Praticamente não há cercamento. As grades se encontram no chão, algumas poucas. Grande parte, porem, foram arrancadas e roubadas. Outras (grades) ainda resistem ao abandono e falta de fiscalização eficaz. O incrível é que o Executivo deixou de usar recursos de mais de 1 milhão de reais de emenda parlamentar destinada especificamente ao cercamento da área. Por que não usou? Não usou por quê? Responda quem quiser. 


Leia ainda sobre o incêndio (casual ou criminoso) no Blog Brasília, por Chico Sant'Anna. Clique aqui e leia 'Fogo devasta parte do Parque do Gama'