Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Delfim Neto: Degradação da democracia, baluarte da ditadura, durante 21 anos; multidão na ABI para ver, ouvir, apoiar e garantir o jornalista Glenn Greenwald

Quarta, 31 de julho de 2019
Talvez a próxima REVELAÇÃO de Bolsonaro seja sobre o assassinato de outro INOCENTE, engenheiro Rubens Paiva, também morto há 40 anos.

Por

Helio Fernandes*

Personagem totalmente servil, ininterruptamente serviu aos generais torturadores de 1964 a 1985. Começou com Costa e Silva, comandante do Segundo Exército, ele secretário da  Fazenda de SP. O general adorava jogar Pip-Paf caro, (nada a ver com a criação genial do Millor) perdia sempre. Delfim era o encarregado de arranjar dinheiro para pagar.

Em 1967, "presidente", o general  nomeou Delfim Ministro da Fazenda. Morreu em 1969, Médici assumiu, manteve Delfim no Cargo. Ficou até 1974, ele e o também Ministro Andreazza, enriqueceram voluptuosamente. Com a construção da Ponte Rio- Niterói, os juros pagos aos ingleses foram tão generosos, que a  jovem rainha Elizabeth veio à inauguração de uma simples ponte.
Geisel "presidente",  substituiu Delfim por Mário Henrique Simonsem, que eu só chamava de "gênio incompetente".

Delfim ameaçou ser candidato (indireto) a "governador" de SP. Assustados com o poder que acumularia, fizeram acordo: foi imediatamente nomeado embaixador na França. Foi uma festa, uma farra, comemoração permanente na extraordinária mansão na "margem esquerda". (Do Sena, a embaixada era na "margem direita").

Ele e seu grupo de jovens, ficaram 4 anos inesquecíveis. Resolveu voltar, a situação política estava mudando, não queria ficar longe. Figueiredo que ia trocar o SNI pela "presidência", a pedido de Andreazza, nomeou Delfim ministro da Agricultura. Na Fazenda, há quase 7 anos continuava Simonsem.

Ficou só 1 ano na Agricultura, Simonsem aceitou convite, trocou o cargo pela presidência mundial do City Bank. Sem outro concorrente ou candidato, Figueiredo transferiu Delfim para Ministro da Fazenda. Ficou no cargo até a ditadura terminar. Inacreditável. Nenhum civil ou militar, ficou tanto tempo no poder durante um regime ditatorial, foram vários, muitos, diversos.

PS- Anteontem, procurando um programa de TV, (preferência por esportivo) passei por um canal com Delfim num debate. Lógico, lembrei do seu passado e da impunidade, fiquei assistindo.

PS2- Recordei  muita coisa. Com ele ministro poderoso, escrevi 6 artigos mensais, na Tribuna, com o mesmo título geral.

PS3- Textual: "A ponte de OURO sobre o mar de LAMA".

PS4- Ele continua livre e com acesso a exibição deslavada para gente desinformada.

BOLSONARO, CRUEL, SELVAGEM, IMPIEDOSO, ADMIRADOR DE TORTURADORES DA DITADURA 

Para o coronel Ustra, os generais tiveram que mandar para o Uruguai como Adido (nem eles suportavam tanta monstruosidade) elogios inacreditáveis. Do microfone do plenário da Câmara. E isso durante uma ditadura de 21 anos que ele insiste que não existiu.

Agora, pretendendo atingir o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, ataca o pai impiedosa e covardemente. Assassinado há quase 40 anos, para se justificar e satisfazer, Bolsonaro deturpa os fatos, e garante: "Ele não foi assassinado", davam como "DESAPARECIDO", e a culpa era jogada em cima do governo. 

Afirma que Fernando Santa Cruz, (o pai) pertencia à AP, (Ação Popular), mas o presidente da OAB, desmente o presidente da república. Numa carta notável, bem escrita, democrática, sem nenhuma agressão, confirma o que só o capitão finge desconhecer. O pai era militante da Juventude Democrática de Pernambuco, que tinha o aval da Igreja Católica.

Arrogante, prepotente, imprudente, Bolsonaro começa os ataques ao presidente da OAB, assim: "Eu sei como seu pai morreu. Se quiser saber EU CONTO". Como esse e muitos ASSASSINATOS ainda não foram esclarecidos, Bolsonaro deve ter contatos ou fontes, naturalmente, não de agora.

PS- Talvez a próxima REVELAÇÃO de Bolsonaro seja sobre o assassinato de outro INOCENTE, engenheiro Rubens Paiva, também morto há 40 anos.

PS- Preso em casa, começou a ser torturado, num quartel em frente ao aeroporto Santos Dumont.

PS2- Como oficialmente não tinham licença para matar, levaram Paiva para o DOI-Codi. Depois, desaparecido por mais 40 anos.

PS3- Finamente seus restos foram descobertos por acaso. ASSASSINADO em 1971, ninguém foi preso ou responsabilizado por isso.

PS4- É possível que com a colaboração voluntaria de Bolsonaro, o assassinato de Fernando Santa Cruz seja esclarecido, e os responsáveis (?) finalmente conhecidos.

PS5- Enquanto isso, leiam e divulguem a carta do presidente da OAB. É um notável personagem, a democracia precisa dele.

RÚSSIA E CHINA SEDUZIDAS PELO PASSADO DA UNIÃO SOVIÉTICA

Teve um início fulgurante, se destacou tanto, que a História registra: ajudou os Aliados, principalmente Inglaterra e EUA a derrotarem Hitler e destruir o "Reich dos mil anos". Não foram à lua, mas foram os primeiros a irem ao espaço. Lançaram o primeiro submarino atômico, hoje seria chamado de  nuclear.

Na famosa "Batalha de Stalingrado", destruíram, é melhor usar a palavra dizimaram, os Exércitos poderosos da Alemanha nazista. Mas perderam o rumo, enfrentaram os EUA, na longa disputa com os EUA, chamados de "Guerra Fria".

A partir daí, desprezaram a ideologia, implantaram a violência e a corrupção. E chegaram ao fim, o pais acabou numa véspera da Natal, com a traição de Gorbachov e a irresponsabilidade do bêbado Yeltsin, caindo pelos salões, espantosamente feito presidente da Rússia, o nome antigo do país.

Em 1999, acabando seu mandato, Yeltsin passou a presidência a Putin, que vinha direto da KGB. Com eleições falsas, apenas farsas, está há 20 anos no poder, ainda tem mais 4 para cumprir. Com a comunidade tentando resistir e exigindo eleições livres e verdadeiras, o povo vai pra rua.  Putin," o herói sem nenhum caráter" reage com violência e corrupção. Sem limite nos dois itens.

A China, recebeu Hong-Kong  de volta há 24 anos, (depois de mais de 150 anos de propriedade britânica) descumpriu todos os compromissos. Hong Kong é um centro capitalista avançado, que a China comunista garantiu respeitar. O povo vai para as ruas protestar, é tratado com violência insuportável e inaceitável.   

DEPOIS DA AGRESSÃO AO PRESIDENTE DA OAB, BOLSONARO FOI AO BARBEIRO

Alguém precisava mexer na sua cabeça. O barbeiro tratou do lado de fora. Era necessário e indispensável, alguém que tratasse do lado de dentro.

DICIONÁRIO PARA bolsonariO

Como ele está urgentemente precisando de um, estou tentando ajudá-lo, disponibilizando para ele. Um presidente da República, que afirma pela TV (e redes), "o pai do presidente da OAB não foi  ASSASSINADO, isso é uma BALELA", não pode ficar longe de um "Aurélio" ou "Houaiss".

E já deveria estar respondendo pelo menos ao crime de responsabilidade. E não adianta dizer, "eu sou presidente da República". É exatamente pelo cargo que ocupa irresponsavelmente, que não pode ficar impune.

MULTIDÃO NA ABI PARA VER, OUVIR, APOIAR E GARANTIR O JORNALISTA GLENN GREENWALD

Já era esperado, a expectativa era enorme. Glenn tem se consagrado, por investigações, declarações e uma demonstração inacreditável de coragem e independência. 

A ABI não tem capacidade física de receber um terço dos que compareceram.

Começou com uma coletiva de imprensa, e mudou para o auditório repleto, como aliás, estavam todas as dependências da casa. 

A Rua Araújo Porto Alegre, (sede da ABI há 110 anos e palco de memoráveis manifestações) reuniu outra multidão que não conseguiu entrar na ABI, assistindo tudo através de um telão.

PS- Presentes e vibrantes, Chico Buarque, Jandira Feghali, Freixo, os presidentes da ABI, da UNE, todos discursaram, mostrando que apoiam integralmente o combate travado pelo jornalista do Intercept. 

PS2- Já é quase de madrugada, as pessoas não saem da frente da ABI, todas com a mesma satisfação.

PS3- Apesar de jornalista, (tão militante profissionalmente), detonou implacavelmente a imprensa complacente, cúmplice, protecionista, com todos que estão no poder no momento.

PS4- Glenn Greenwald marcou mais um dia, de luta, de convicção, de audácia e coragem indomável.

PS5- Podem dizer que ele seguiu os conselhos do apóstolo João: "Lute sempre o bom combate". 

PS6- Esse roteiro é o auge e o apogeu da sua vida e de toda a sua participação.
-----------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.