Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 14 de julho de 2019

Urbanismo: Mudanças no Plano Piloto – nesse angu tem caroço.

Domingo, 14 de julho de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Por de trás do que seria uma simples alteração de uso, está o faturamento de milhões de reais por parte de proprietários imobiliários, muitos conhecidos do mundo da política e da especulação imobiliária. Num toque de mágica, ganhariam uma massa de novos potenciais consumidores. Assim, não precisariam baixar o preço de seus imóveis.

Por Chico Sant’Anna
Aos poucos, de mansinho, um artigo aqui, uma entrevista ali, um tema vai sendo introduzido na opinião pública, sem que essa se dê conta exatamente o que está em jogo. Em doses homeopáticas, empresários, autoridades governamentais e até urbanistas de renome se apresentam como defensores das mudanças de destinação de uso de setores do Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa.

Como muitos sabem, um dos diferenciais do projeto urbanístico de Lúcio Costa, premiado mundialmente e considerado como Patrimônio Cultural da Humanidade, é a segmentação das áreas da cidade, segundo um propósito de uso. Assim nasceram os setores Hospitalar Urbano, o de Rádio e TV, o Bancário, de Autarquias, o Hoteleiro e o Comercial, além dos habitacionais, é claro.