Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Dia Mundial do Doador de Sangue ressalta jovens doadores que salvam vidas

Segunda, 14 de junho de 2021

Opas OMS/Bolívia
Jovens estão na vanguarda das atividades e iniciativas de doação de forma voluntária

ONU News Brasil
14 junho 2021

OMS reconhece idealismo, entusiasmo e criatividade dos mais jovens; nações em desenvolvimento são as que mais sofrem com a falta de bancos de sangue. 

Este 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A Organização Mundial da Saúde, OMS, apoia ações para aumentar a consciência sobre a segurança do ato e ações reconhecendo voluntários que ajudam a salvar vidas.
A agência informou que a Itália, sede do evento global de 2021 no Hemocentro Nacional, em Roma, pede o retorno das doações após um ano marcado pela pandemia. O lema de 2021 é “Doe sangue e mantenha o mundo pulsando”.

As celebrações também realçam o papel de jovens para garantir reservas de sangue seguro. Em muitos países, eles estão na vanguarda das atividades e iniciativas de doação de forma voluntária e não remunerada. 

Saúde

Foto: Banco Mundial / Dominic Chavez
Técnicos médicos organizam e processam sangue doado no Centro de Transfusão de Sangue de Hanói, no Vietnã

Para a OMS, os jovens geralmente se destacam pelo elevado idealismo, entusiasmo e criatividade. 

A cada ano é dedicado um tema diferente, que converge no reconhecimento aos doadores altruístas que apoiam pessoas desconhecidas. 

Outro objetivo é apelar a autoridades de saúde para que forneçam recursos adequados e infraestruturas promovendo uma maior coleta de sangue e seus componentes. 

Falta de sangue 

Quando aliados às transfusões, estes recursos são essenciais nos cuidados para salvar milhões de pacientes e melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Unfpa
Doadores de sangue continuaram ativos em muitos países em tempo de pandemia



A OMS realça que a necessidade de sangue é universal, mas o acesso para todos os que dele carecem não é. A falta de sangue é particularmente sentida nos países em desenvolvimento. 

A agência informou que durante a pandemia, apesar da mobilidade limitada e de outros desafios, os doadores de sangue continuaram ativos em muitos países. 

Foi graças a este tipo de ações em tempo de crise sem precedentes que foi garantido o suprimento de sangue seguro.