Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Cheiro de mais uma podridão no ar. É a Operação Quadro Negro do MPDFT e PCDF que apuram supostos desvios de verbas do Pdaf

Terça, 10 de agosto de 2021

Equipe de promotores do MPDFT trabalha na análise das prestações de contas, das rotinas, dos normativos e das despesas do programa

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), em conjunto com a Delegacia de Repressão à Corrupção (PCDF), deflagraram, na manhã desta terça-feira, 10 de agosto, a Operação Quadro Negro. O objetivo é apurar supostos desvios de recursos públicos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) da Secretaria de Educação ocorridos entre os anos de 2018 e 2020.

Indícios apontam possível emissão de notas fiscais frias por empresas integrantes de esquema criminoso, que recebiam verbas do Pdaf sem fornecer bens ou prestar serviços. As diligências visam a obtenção de elementos probatórios que irão subsidiar as investigações em andamento e identificar os demais envolvidos nos desvios de verbas públicas do programa.

Os promotores de Justiça que trabalham na análise das prestações de contas chamam a atenção dos possíveis envolvidos em atos ilegais  na gestão do Pdaf para o fato de que o MPDFT pode avaliar o cabimento de acordos previstos em lei.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em empresas e residências de empresários localizadas na Asa Norte, na Asa Sul, no Guará, em Samambaia, em Sobradinho e em Taguatinga, e também na Diretoria de Prestação de Contas (Dipresc/Suag) da Secretaria de Educação e na Coordenação Regional de Ensino de Plano Piloto.

As investigações ainda estão em curso, razão pela qual não haverá atendimento à imprensa.

Fonte: MPDF