Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Parque Bernardo Sayão vira ponto de descarte de entulho

Terça, 17 de agosto de 2021

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Criado em 2002, só agora o Parque Ecológico Bernardo Sayão deverá ser cercado para evitar as agressões ambientais e preservar a natureza. Foto de Dênio Simões – Agência Brasília


Os relatórios técnicos apontam que ele preserva importantes remanescentes de formações savânicas e campestres, além de conter as nascentes do córrego Rasgado, abarcando também um pequeno trecho de mata de galeria. A existência de três tipos de formações do cerrado (campo, savana e floresta) permite a formação de diferentes paisagens, contendo, portanto, alta biodiversidade.


Por Chico Sant’Anna

Abandonado por repetidas gestões do governo do Distrito Federal, o Parque Ecológico Bernardo Sayão se tornou um verdadeiro lixão. Os resíduos, sobretudo da construção civil e de podas, são jogados diuturnamente. Os caminhões se valem das vias que o circundam e o cortam, notadamente, a HI-104 Sul.

Criado em 2002, por meio do Decreto n° 23.276/2002, ainda com o nome Parque Ecológico do Rasgado, o Parque foi renomeado para Bernardo Sayão (Decreto n° 24.547/2004), ele é “um importante fragmento de Cerrado inserido na matriz urbana”, segundo o Plano de Manejo, elaborado pelo Instituto Brasília Ambiental – Ibram, em 2018. Localiza-se no Lago Sul, próximo à Ponte JK e entre as estradas parque Juscelino Kubitschek (DF-027) e do Contorno (DF-001), na intercessão do Lago Sul, na altura das quadras QI 27 e QI 29, e o bairro Jardim Botânico.