Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O BRASILIENSE NÃO MERECE ESSA GESTÃO NA SAÚDE – PARTE II

Sexta, 27 de agosto de 2021


O BRASILIENSE NÃO MERECE ESSA GESTÃO NA SAÚDE – PARTE II

Aldemario Araujo Castro
Advogado
Mestre em Direito
Procurador da Fazenda Nacional
Brasília, 27 de agosto de 2021

No dia 19 de agosto próximo passado escrevi um texto intitulado “CPI DO IGES/DF, JÁ! O BRASILIENSE NÃO MERECE ESSA GESTÃO NA SAÚDE” (http://www.aldemario.adv.br/igescpi.pdf). Afirmei que a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o IGES/DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal) é uma necessidade. Afinal, as denúncias e indícios de práticas escusas prosperam, de forma crescente e preocupante, na área de saúde do Distrito Federal. Concluí no sentido de que sobram razões para a instalação da “CPI do IGES/DF”. Trata-se de medida de estrito respeito aos recursos públicos, à moralidade administrativa, à eficiência na prestação dos serviços públicos e ao cidadão usuário do sistema de saúde do Distrito Federal.   

Na quinta e sexta, dias 26 e 27 de agosto, respectivamente, o brasiliense assistiu a continuação da novela de terror que caracteriza a gestão da Saúde no Distrito Federal. Com efeito, foram protagonizados os seguintes capítulos.

Capítulo 472. Foi anunciada a exoneração do Secretário de Saúde Osnei Okumoto (fonte: metropoles.com).

Capítulo 473. Alberto Aguiar Santos Neto foi anunciado como novo Secretário (fonte: metropoles.com).

Capítulo 474. Alguém deu um google no nome do novo Secretário e se deparou com registros como esse:

“Na decisão, a juíza federal Roseli de Queiros Batista Ribeiro mandou sequestrar ativos financeiros no valor de R$ 6,7 milhões das contas dos investigados, incluindo o gestor do ISAC, médico Alberto Aguiar Santos Neto; a atual presidente Evane de Lurdes; o ex-presidente Thiago Sobreira e outras sete pessoas e empresas. A justiça também quebrou o sigilo bancário e fiscal de 14 suspeitos, no período de 2018 a outubro de 2020. Esse montante milionário, segundo a CGU, corresponde ao "provável desvio de recursos públicos".

Capítulo 475. A imprensa divulga que “Médico desiste de Secretaria de Saúde do DF e José Humberto assume interinamente”. O médico em questão é  Alberto Aguiar Santos Neto (fonte: metropoles.com).

Capítulo 476. Passa a circular a notícia de que “o governador Ibaneis será o secretário interino de saúde no DF. Segundo disse a auxiliares próximos, quer ‘conhecer os problemas por dentro’ antes de escolher o substituto de Osnei Okumoto” (conta de Ana Dubeux no twitter).

Capítulo 477. Novas notícias apontam que “Ibaneis desiste de assumir Secretaria de Saúde e nomeia interino. Artur Brito era secretário adjunto da pasta e fica no lugar de Osnei Okumoto até que o governador aponte um nome fixo” (fonte: correiobraziliense.com.br).

Capítulo 478. O Deputado Leandro Grass (REDE/DF) registra em sua conta no twitter: “Um detalhe: Artur Brito não estava apto a trabalhar no IGES (foi reprovado em um processo seletivo), mas comandará a saúde no DF. É a falta de critérios na escolha do quadro do desgoverno de Ibaneis”.

Capítulo 479. Nova notícia na imprensa: “General Pafiadache é o novo secretário de Saúde do DF. Pafiadache foi convidado pelo governador Ibaneis Rocha e aceitou o desafio nesta sexta-feira (27/8): ‘Chego para agregar e ajudar’, disse” (fonte: metropoles.com).

Qual será o próximo capítulo dessa novela? A resposta, pelo visto, é bem difícil, mas uma coisa é certa: O BRASILIENSE NÃO MERECE ESSA GESTÃO NA SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL.