Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

W.3 Sul: por que parou? Parou por quê?

Sexta, 3 de dezembro de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Na quinta-feira, 2/12, o governador Ibaneis Rocha decidiu devolver aos carros a pista que, entre as quadras 503/703 e 512/712 Sul, estava dedicada há quase um ano e meio às pessoas, em especial às crianças. À imprensa, o secretário de Governo, José Humberto Pires, explicou que O Viva W.3 foi uma forma de se criar uma nova opção para as pessoas saírem de casa, em meio a pandemia, e que não há mais necessidade disso diante da reabertura dos espaços públicos. Foto de Uirá Lourenço.

Por Chico Sant’Anna
O Governo do Distrito Federal parece gostar de comprar briga com os moradores de Brasília. É só uma iniciativa estar dando certo, ganhar a simpatia da comunidade e la vai GDF mudar tudo. Essa sina parece estar acontecendo novamente, desta vez com os moradores lindeiros da Avenida W.3 Sul. Há um ano, foi lançado o programa Viva W.3, como parte do processo de revitalização da avenida que já foi a principal artéria da Capital Federal. W3 Sul. Com o Viva W.3, a exemplo do que ocorre aos domingos no Eixão do Lazer, a avenida também seria reservada a pedestres, praticantes de esportes, gente que buscava um espaço para o ócio. A população aprovou e aproveitou a abertura da avenida para pedestres aos domingos: pode curtir mais, mais lazer ao ar livre, mobilidade e qualidade de vida, menos poluição química e sonora” ressalta Carlos César Batista, presidente da Associação dos Moradores das Quadras 700 Sul– Amo700.

O que era alegria, contudo, virou revolta. Na quinta-feira, 2/12, o governador Ibaneis Rocha decidiu devolver aos carros a pista que, entre as quadras 503/703 e 512/712 Sul, estava dedicada há quase um ano e meio às pessoas, em especial às crianças. À imprensa, o secretário de Governo explicou que O Viva W.3 foi uma forma de se criar uma nova opção para as pessoas saírem de casa, em meio a pandemia. “Agora arrefeceu a pandemia, os parques abriram, os espaços públicos podem ser usados e nós temos oportunidade de dar continuidade a reforma” – afirma José Humberto Pires, complementando que o GDF está reformando três praças existentes ao longo das quadras 700, como a Praça 21 de Abril. Entretanto, só existem praças entre a 708 e a 704. No restante da avenida, não existe espaço similar.