Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 26 de dezembro de 2021

Após denúncia de trabalho análogo ao escravo, 10 trabalhadores são resgatados pela PMDF na tarde deste sábado (25/12) no Gama (DF)

Sábado, 25 de dezembro de 2021

Fonte: PMDF
Escrito por Wallace Ximenes | Criado: Sábado, 25 de Dezembro de 2021, 22h47 | Última atualização em Sábado, 25 de Dezembro de 2021, 22h49 

Policiais militares resgataram 10 trabalhadores em condições análogas à escravidão em operação, na tarde deste sábado (25), na DF-180, Rancho Paixão, área Rural do Gama/DF. A ação contou com a ajuda de policiais do 9º Batalhão e Batalhão de Policiamento Rural.

Após o recebimento da denúncia pelo Copom (190), policiais militares compareceram ao endereço indicado.

No local, foram retirados diversos trabalhadores em situação degradante, sem condições de permanecerem no local e oriundos do estado do Piauí.

Os trabalhadores atuavam na lavoura de hortaliças e contaram que vieram para trabalhar, porém estavam sem alimentação, sem pagamento, sem material adequado para fazer a higienização pessoal e sem condições de sair do local.


Os trabalhadores contaram ainda que hoje foi fornecido arroz com farinha como refeição, trabalharam muitas horas além do normal, tinham que pagar pela passagem do Piauí para o DF e também pagar pelo colchão que estavam dormindo.

Os policiais identificaram o filho do proprietário da propriedade, que alegou que iria registrar e melhorar as condições, porém não foi o que foi verificado.

As partes foram encaminhadas até a Delegacia de Policial Federal para registro de ocorrência. Na Polícia Federal foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo artigo 149 do Código Penal, “reduzir alguém a condição análoga à de escravo”.



==============
O Blog Gama Livre sugere acessar outro caso de trabalho escravo no Gama (DF), esse há dois anos e dois meses:

Juíza condena líderes de Igreja acusados de manter trabalhadores em situação análoga à de escravo no Gama (DF)