Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Custo do trabalho despenca, mas emprego não aparece

Sexta, 17 de dezembro de 2021

Economia Marcio Pochmann

Bolsonaro quer agora reforma que legaliza fraude.





Em 2014, o custo do trabalho no Brasil equivalia a 36% do pago pelos patrões nos EUA. Com a “deforma trabalhista de Temer”, tuíta o professor de Economia Marcio Pochmann, o custo caiu para 24%, em 2019, “sem elevar o nível de emprego assalariado formal, que atualmente responde somente por 1/3 do total da ocupação nacional no setor privado”.

Mas, determina a Lei de Murphy, não há nada tão ruim que não possa piorar. “Enquanto a deforma trabalhista de Temer buscou legalizar a informalidade, a proposta atual de Bolsonaro trata de legalizar a fraude nos contratos de trabalho. Não terá força para elevar o nível de emprego, favorecendo só o patronato, com a liberação da precarização no trabalho”, completa o economista.

Em outro tuíte, Pochmann compara: “Da União Europeia vem a posição oficial de que o trabalhador de aplicativo deva ser compreendido como empregado, portanto sindicalizável. Já no Brasil, o Governo Bolsonaro trata da liberalização do patronato para substituir a relação salarial pela relação crédito-débito.”



Bye, bye, Brasil

Cada vez mais moradores do Rio de Janeiro tentam a vida no exterior. É o que mostra o aumento nos atos de apostilamentos, serviço de validação de documentos para uso internacional feitos em cartórios, que cresceram 54% no segundo semestre deste ano no Rio de Janeiro, segundo o Colégio Notarial do Brasil – RJ (CNB/RJ).

Entre junho e novembro de 2021, foram realizados mais de 124.532 mil apostilamentos no Rio, enquanto no mesmo período do ano passado foram validados 80.762 mil documentos. Quando observados apenas aqueles referentes a solicitações de vistos para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, o crescimento foi de 106%, passando de 46.034 mil no segundo semestre do ano passado, para 94.644 mil no mesmo período de 2021. Em 2020, os documentos apostilados referentes a quem desejava estudar ou tirar dupla cidadania representavam 57% do total de atos praticados, enquanto em 2021 já representam 76% das solicitações.



Inimigo íntimo

As investigações parecem comprovar o que denunciou o grupo Anonymous: o ataque ao site do Ministério da Saúde teria sido um “trabalho interno”.



Rápidas

O Proderj realizou, em parceria com a Fundação Ceperj, programa de capacitação de servidores de TIC no Estado do Rio de Janeiro. A Academia Proderj, com 58 cursos de extensão gratuitos e 1,2 mil participantes, deve se repetir em 2022 *** O Lecadô inaugura nesse final de semana uma loja na estação do metrô de Ipanema. É a primeira unidade da marca nesse modelo. A rede encerra 2021 com 42 unidades próprias e franqueadas no Estado do Rio de Janeiro *** O empresário Alexis de Vaulx, do Camarote Incentivo Brasil, debateu com a secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Danielle Barros, sobre a Exposição Carnaval do Rio no único museu de figurino do mundo na França *** O Brasil tem sua primeira Câmara Especializada em Mediação e Arbitragem Imobiliária (Cemai), com os advogados Carlos Henrique Jund Gabriel de Britto Silva em sua diretoria.



Diretor de Redação do Monitor Mercantil