Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 11 de junho de 2022

Rafael Parente: “Meu palanque é do Lula”

Sábado, 11 de junho de 2022
“O GDF está completamente abandonado. Ibaneis é o pior governador da nossa história”. Quero deixar bem claro que a minha candidatura segue até o final. Ou meu nome não é Rafael Parente”

Fonte: Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Pré-candidato do PSB ao Buriti quer coligação com PT-PV-PCdoB e aliança com Leila e Reguffe contra Ibaneis e Bolsonaro, mas com ele candidato a governador.

Entrevista a Orlando Pontes e a Chico Sant’Anna, no programa Brasília Capital Noticias-Eleições 2022. Edição de Orlando Pontes. Publicado simultaneamente no semanário Brasília Capital.

Pré-candidato do PSB ao Buriti, Rafael Parente, 44 anos, garante que seu palanque será o do presidenciável do PT no DF. Em entrevista ao programa Brasília Capital Notícias, parceria da TV Comunitária com o jornal Brasília Capital e o blog do Chico Sant’Anna, ele afirmou que negocia com outros concorrentes para formar uma frente única de oposição a Ibaneis Rocha e Bolsonaro. Mas que não há hipótese de abrir mão da cabeça de chapa. Ex-secretário de Educação, ele diz ter sido enganado por Ibaneis. “É o pior governador da história do DF, o mais arrogante, mais incompetente e insensível”.

O senhor é o único dos pré-candidatos ao GDF que nunca foi testado em urnas. Acha que isso atrapalha as tratativas com os outros partidos?

– Estou sendo super-testado em pesquisas (risos). A gente tem dados. Eu sou cientista. Acredito nas pesquisas. Todo mundo (marqueteiros e cientistas políticos) se embasa em dados para criar suas estratégias. A última pesquisa pública, do Metrópoles, colocou que na estimulada o Reguffe estava à nossa frente. Mas eu estou empatado com a senadora Leila. Na espontânea, eu estou em segundo lugar, logo depois do Ibaneis. Depois aparecem Leila e Reguffe.

O presidente do PT, Jacy Afonso, disse que o interesse da federação, que inclui o PV e o PCdoB, é uma coligação com o PSB e o Psol. O que o senhor acha disso?

– A gente tem conversado tanto com a federação do PT quanto com outros partidos. Há conversas avançadas com o grupo do senador Reguffe e da senadora Leila com o ex-deputado Joe Vale. Mas a gente continua acreditando que aconteça uma coligação com a federação do PT.

O senhor abdicaria da sua candidatura para a construção de uma frente mais ampla?

– De jeito nenhum! A minha candidatura vai até o fim.

Rafael Parente alega ser o melhor colocado das oposições e por isso defende que os demais partido o apoiem.

Então, a condição para uma frente única teria que ser em apoiamento ao seu nome ao GDF?

– De acordo com todas as pesquisas que todos os pré-candidatos fazem, o meu nome é o que tem a curva mais inclinada. O segundo ponto é que, de acordo com as nossas pesquisas quantitativas e qualitativas, a gente é quem mais amplia. Desde o início, eu propus que a gente tivesse critérios claros de como essa chapa fosse construída e que a gente fizesse pesquisas juntos e pudéssemos negociar. Propus isso há mais de seis meses. Eu quis que essa construção fosse coletiva, porque o nosso campo é democrático. A gente não pode aceitar que essa construção ocorra em cima de carteirada ou de chantagens. Mais do que nunca, nós precisamos de um grupo unido, que defenda a democracia e o estado de bem-estar social, e defenda os valores democráticos. A gente precisa desse resgate de valores, e ele precisa ser feito dentro de uma discussão democrática.