Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

GOLPISMO —Veja a distribuição de vagas na CPI dos atos antidemocráticos

Segunda, 23 de janeiro de 2023

CPI para apurar responsabilidades em atos golpistas deve elevar temperatura política na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pelos próximos meses — Carlos Gandra/CLDF

Câmara Legislativa publicou proporcionalidade de blocos partidários

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 23 de Janeiro de 2023

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) estabeleceu a proporcionalidade e números de lugares que cada bloco parlamentar tem direito de indicar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília. A publicação conta no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (23).

O Bloco A força da Família, composto por Jaqueline Silva (Agir), Doutora Jane (Agir), Pastor Daniel de Castro (PP), Pepa (PP), João Cardoso (Avante), Paula Belmonte (Cidadania) e Rogério Morro da Cruz (PMN), terá direito a duas cadeiras. O Bloco União Democrática, que terá uma vaga, conta em sua composição com os seguintes deputados: Robério Negreiros (PSD), Jorge Vianna (PSD), Eduardo Pedrosa (União) e Martins Machado (Republicanos).

O PL, com os parlamentares Joaquim Roriz Neto, Roosevelt Vilela, Thiago Manzoni e Daniel Donizet tem direito a 1 vaga; O bloco do PT, com Chico Vigilante Lula da Silva, Ricardo Vale e Gabriel Magno, também conta com uma vaga, que será ocupada por Vigilante. O MDB, partido que conta com Hermeto, Iolando e Wellington Luiz , e a Federação PSOL-PSB, com Fabio Felix (PSOL), Max Maciel (PSOL) e Dayse Amarilio (PSB), terão uma vaga cada, totalizando os 7 membros na CPI.

Agora, os líderes de bloco, federação e partido devem encaminhar à presidência da CLDF os nomes dos membros das respectivas bancadas, entre titulares e suplentes, que irão compor a comissão. O prazo é de cinco dias úteis. Robério Negreiros (PSD) é primeiro subescritor do requerimento, lido na quarta-feira (18), que deu início ao pedido de instalação da CPI, desta maneira, o parlamentar tem assento garantido conforme regimento da CLDF.

A sessão para a instalação da CPI, quando são definidos o presidente e o relator, ainda não tem data marcada. A investigação terá duração de 180 dias, podendo se estender por mais 180 dias.


Edição: Flávia Quirino