Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Praça dos Cristais: a herança de destruição dos bolsonaristas

Segunda, 16 de janeiro de 2023

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Texto e fotos de Márcia Turcato

Projeto do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, que contou com o trabalho do assistente Haruyoshi Ono, a Praça dos Cristais é uma verdadeira obra de arte em Brasília. Mas ela foi desfigurada, assim como as obras de arte do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por bolsonaristas golpistas no dia 08 de janeiro. De fato, a Praça dos Cristais começou a sofrer violência bem antes. Logo após o resultado do segundo turno da eleição para a Presidência da República, que confirmou a vitória nas urnas de Luís Inácio Lula da Silva, no final de outubro de 2022, em uma ampla frente nacional, a praça foi invadida.

Centenas de terroristas ocuparam as imediações do QG do Exército e deixaram por de trás de si um rastro de destruição. Foto Evandro Éboli/Metropoles

A Praça dos Cristais foi uma inspiração de Burle Marx ao visitar a cidade de Cristalina, em Goiás, erguida sobre uma jazida de cristais. O paisagista pediu que fossem construídos modelos dos cristais em cimento para o cenário da praça. No local há 53 espécies vegetais, a maioria nativa do Cerrado, um exemplar de Buriti de 12 metros de altura e com mais de 40 anos, espelho d’água com peixes, caminhos que cruzam o lago e ilhas de flores. A praça, com 102 metros quadrados, foi construída em 1970, reformada em 2009, ano do centenário de Burle Marx, e em que foi tombada pelo IPHAN — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico.

Leia a íntegra