Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 9 de abril de 2023

Uma breve história das cidades-satélites de Brasília

Domingo, 9 de abril de 2023

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Em 1958, um ano depois do concurso, a companhia urbanizadora, Novacap, inicia então o reassentamento das famílias da Cidade Livre para Taguatinga, a primeira cidade-satélite oficializada. Localizada a 25 quilômetros de Brasília, estava prevista em projeto, mas teve sua construção adiantada devido à urgência da questão populacional. A justificativa de deslocamento era proporcionar àqueles que construiriam a capital a posse de um terreno, garantindo-lhes bem-estar social e condições de moradia mais dignas. Assim, antes mesmo do surgimento de Brasília, instaura-se a cidade de Taguatinga, de maneira precária, improvisada e rápida.


Por Helena Tourinho, publicado originalmente em ArchDaily

A construção de Brasília é um feito relevante em termos históricos e arquitetônicos. Para o movimento moderno brasileiro, consagrou definitivamente os nomes de Lucio Costa e Oscar Niemeyer como seus maiores representantes, e erigiu a cidade modernista para ser colocada à prova como a nova ordem urbana. Contudo, a cidade não surgiu sozinha, e nem completamente utópica, moderna e modernizante. Veio acompanhada de cidades vizinhas, entre planejadas e orgânicas, construídas simultaneamente à nova capital.

Enquanto se organizava o concurso para definir a proposta arquitetônica que desenharia a nova capital, em 1956, a quantidade de migrantes que chegavam ao planalto em busca de emprego e melhores condições de vida crescia rapidamente. Sem estrutura urbana que os recebesse, os chamados “candangos” passaram a construir acampamentos improvisados e irregulares em torno dos locais de construção. A Cidade Livre, um complexo de comércio e serviço a aproximadamente 12 quilômetros de onde seria o Plano Piloto, servia de apoio à construção de Brasília, e passou a crescer orgânica e aceleradamente com o aumento demográfico da região.
No PLano Piloto, placas de madeira indicavam a direção dos canteiros de obra se valendo do patrocinador da construção. A maioria, institutos de previdência.

Em 1958, um ano depois do concurso, a companhia urbanizadora, Novacap, inicia então o reassentamento das famílias da Cidade Livre para Taguatinga, a primeira cidade-satélite oficializada.

Localizada a 25 quilômetros de Brasília, estava prevista em projeto, mas teve sua construção adiantada devido à urgência da questão populacional. A justificativa de deslocamento era proporcionar àqueles que construiriam a capital a posse de um terreno, garantindo-lhes bem-estar social e condições de moradia mais dignas.