Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Nas linhas de Brasília

Segunda, 17 de abril de 2023


Por Chico Sant’Anna

Do entrecruzar de duas linhas, nasceu uma ideia…, um plano…, o Plano Piloto. Dele abriram-se as asas para o nascimento de uma nova cidade, que mirasse o futuro, uma nova civilização.

63 anos depois, daquele entrecruzar de pontos, nasce um novo olhar sobre essa cidade: poético, sublime, delicado, que resgata tradições centenárias para retratar o aspecto revolucionário e modernista da Brasília, que nasceu de dois traços.

Repolengo, palestrina, areia, francês, pirulito, margarida, chuvisco, correntinha…, os estilos são diversos. O objetivo um só. A forma de como a agulha perpassa a tela é diverso, livre e fruto da sensibilidade individual. Como pintores, no lugar do pincel ou da espátula, as agulhas tem o único propósito de retratar na milenar técnica do bordado As Linhas de Brasília.

Cenas clássicas dos monumentos da cidade, recantos floridos, os ipês em florescência, as velhas estruturas de madeiras que serviram de moradia, hospitais, comércio, serviços públicos no início de Brasília, agora viram as musas inspiradoras de um grupo de quinze mulheres do Park Way.

Leia a íntegra