Sexta, 21 de abril de 2023
Esperançar porque Brasília é uma cidade ladrilhada de potencialidades. Desde uma rica diversidade cultural, belezas naturais encantadoras e uma história única e inspiradora. A construção da cidade foi um marco histórico para o Brasil, pois representou a concretização de um projeto ousado e moderno que visava o desenvolvimento do país e a integração nacional.
Por Profª. Fátima Sousa* Foto de Ivaldo Cavalcante
No dia 21 de abril, Brasília completa 63 anos de fundação. Nesse período, a capital federal do Brasil passou por diversas transformações e desafios. Hoje, a cidade enfrenta novas questões, como a necessidade de se tornar mais sustentável e justa para todos os seus habitantes.
Uma das grandes preocupações atualmente é o meio ambiente. Brasília tem um papel importante a desempenhar no combate às mudanças climáticas, especialmente por ser uma cidade planejada, que pode servir de modelo para outras cidades do país. Para isso, é necessário investir em transporte público de qualidade, reduzir a emissão de gases poluentes e incentivar práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade.
Mas antes de enveredar na prosa, gostaria de compartilhar com vocês uma mensagem de esperança. Sei que muitos são os desafios diários que enfrentamos, incluindo a falta de recursos, oportunidades limitadas e desigualdades sociais. Mas quero lembrá-los que, mesmo diante da realidade que nossas iniquidades sociais, sobretudo depois da pandemia de Covid-19, há sempre motivos para esperançar.
Esperançar porque Brasília é uma cidade ladrilhada de potencialidades. Desde uma rica diversidade cultural, belezas naturais encantadoras e uma história única e inspiradora. A construção da cidade foi um marco histórico para o Brasil, pois representou a concretização de um projeto ousado e moderno que visava o desenvolvimento do país e a integração nacional. Brasília é uma cidade planejada, com uma arquitetura única e uma grande riqueza cultural, representando um importante patrimônio histórico e arquitetônico do país e da humanidade.