Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Equidade racial —Casa de Movimentos Negros em Brasília será inaugurada nesta terça-feira (27)

Segunda, 26 de agosto de 2024

Instituto busca promover agenda antirracista nos Três Poderes

Diretoras executivas do Instituto de Referência Negra Peregum, Vanessa Nascimento e Beatriz Lourenço, ao lado do seu time de colaboradores, que inauguram o HUB Peregum em Brasília - Divulgação/Instituto Peregum

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 26 de agosto de 2024

O Instituto de Referência Negra Peregum vai inaugurar, nesta terça-feira (27), o Hub Peregum, a Casa de Movimentos Negros, no Lago Sul, em Brasília. A ideia é realizar um trabalho de incidência política em defesa de agendas antirracistas nos Três Poderes.

Estarão presentes na inauguração lideranças políticas, sociais e do movimento negro. A iniciativa é realizada em parceria com a UNEafro Brasil, a Coordenação Nacional de Articulação Quilombola (Conaq), a Agência Alma Preta e o Instituto Nós em Movimento.

“Buscamos provocar e apoiar a atuação de Frentes Parlamentares dedicadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da justiça e equidade racial no Congresso Nacional, além de apoiar e subsidiar a atuação de mandatos de parlamentares negras, negros e aliados antirracistas”, explica a entidade.

O Instituto de Referência Negra Peregum é uma organização sem fins lucrativos, com natureza de direito privado, criado em 2019 por militantes da educação popular. Tem como missão fortalecer a população negra e periférica, a partir dos movimentos negros, com o objetivo de transformar as políticas públicas e as pessoas no sentido de uma sociedade antirracista.

A organização atua em quatro eixos: educação popular, proteção e cuidado, incidência política e litigância estratégica, e clima e cidade.

O principal foco do Hub Peregum será em ações de advocacy, buscando articulação junto a entidades, organismos nacionais e internacionais, instâncias e agentes de representação no poder legislativo e judiciário, e veículos e canais relevantes para a opinião pública. O objetivo é criar um estado de opinião pública antirracista e mudar políticas públicas em favor da população negra.

“Também visamos exercer pressão junto ao executivo federal pela efetivação de políticas antirracistas e apoiar ocupantes negras, negros e aliados em posições de poder e decisão, como Diretorias e Secretarias de Ministérios, Ministras e Ministros e outras posições estratégicas para o avanço de políticas antirracistas no país”, afirma o Instituto Peregum.


Edição: Flávia Quirino