Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Meteorologia —Alerta do Inmet: DF enfrenta baixa umidade e risco de incêndios florestais

Terça, 20 de agosto de 2024

Inmet emite alerta laranja para o DF e umidade deve ficar abaixo de 20% - Foto: Júlio Camargo/Brasil de Fato

Períodos de tempo seco e altas temperaturas demandam cuidados da população com a saúde e o meio

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a umidade relativa do ar no Distrito Federal. O órgão informa que o índice de umidade pode chegar a 20% ao longo da semana. O turno da tarde é o período mais crítico, principalmente entre 13h e 16h.

Nesta segunda-feira (19/8), a temperatura alcançou 31ºC, enquanto a mínima foi registrada em 10ºC na Estação Meteorológica de Águas Emendadas.

Segundo o Inmet, a combinação de tempo seco e quente deve persistir, sem expectativa de chuvas até o final do inverno. A semana será marcada por baixa umidade e grandes variações de temperatura entre o dia e a noite.

Com o inverno chegando ao fim, a tendência é de que o clima permaneça estável, com poucas mudanças, o que reforça a necessidade de cuidados especiais por parte da população para lidar com os efeitos do tempo seco no Distrito Federal.

De acordo com o Inmet, a condição pode resultar em danos ambientais e fisiológicos, como “risco de incêndios florestais, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.

Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul são as únicas unidades da federação completamente cobertas pelo alerta laranja, que indica perigo de onda de calor. Outros estados com grande parte do território afetado são Tocantins, Mato Grosso, Ceará, Piauí, Rondônia, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Incêndio florestal

O Distrito Federal está enfrentando um aumento expressivo nos casos de incêndios florestais em 2024. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados 105 focos de incêndio detectados por satélites entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano. Esse número mais que dobrou em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram identificados 47 focos. Os dados são do programa BDQueimadas, gerido pelo INPE.

A seca, que tem início em maio e se estende até setembro no Distrito Federal, é um período crítico para o combate aos incêndios florestais. A baixa umidade do ar torna a vegetação mais vulnerável ao fogo, aumentando os riscos de incêndios. Com essa combinação de fatores, a atenção e os cuidados por parte da população são essenciais para evitar que o cenário se agrave ainda mais.

Medidas de prevenção

Devido à baixa umidade, o Inmet recomenda que a população tome precauções para evitar problemas de saúde.

Entre os cuidados sugeridos estão: manter uma boa hidratação, umedecer narinas e olhos com soro fisiológico, utilizar umidificadores ou alternativas como bacias com água e panos molhados para aumentar a umidade no ambiente.

O Inmet também recomenda evitar atividades físicas durante as horas mais quentes, optar por refeições leves e proteger-se da exposição direta ao sol.

Edição: Flávia Quirino