Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 5 de outubro de 2024

São Paulo —Juiz determina exclusão de posts que exibem laudo falso contra Boulos em redes sociais

Sábado, 5 de outubro de 2024

Liminar concedida neste sábado (5) pede exclusão de documento forjado por campanha de Pablo Marçal

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 05 de outubro de 2024

A decisão foi tomada a partir de um pedido de Boulos e outras representações, que também pediam a suspensão dos perfis de Marçal até o fim do segundo turno das eleições municipais - Leandro Paiva

Uma liminar concedida pelo juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, determinou neste sábado (5) a exclusão de todos os conteúdos em redes sociais que façam referência ao falso laudo psiquiátrico divulgado pelo candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) que atestaria o uso de cocaína por Guilherme Boulos (Psol).

O documento, um prontuário forjado que confirmaria o atendimento de Guilherme Boulos durante um surto psicótico em uma clínica da capital paulista, deve ser excluído de fotos e vídeos nas plataformas Instagram, TikTok e Youtube. Nas contas do próprio Marçal, os conteúdos já foram retirados do ar na noite da sexta-feira (4).

O laudo publicado por Marçal é assinado por José Roberto de Souza. De acordo com o site do Conselho Federal de Medicina, o médico já faleceu e não era especialista em psiquiatria.

"Há plausibilidade nas alegações envolvendo não apenas a falsidade do documento, a proximidade do dono da clínica em que foi gerado o documento com o requerido Pablo Marçal, documento médico assinado por profissional já falecido e a data em que divulgado tais fatos", afirmou o juiz.

A decisão foi tomada a partir de um pedido de Boulos e outras representações, que também pediam a suspensão dos perfis de Marçal até o fim do segundo turno das eleições municipais. A demanda que envolve diretamente as plataformas do ex-coach, porém, não foi atendida. Marçal vem acusando Boulos de uso de drogas desde o início da campanha eleitoral. Em outra ocasião, o candidato divulgou, conforme apuração da Folha de S. Paulo, um processo de outra pessoa com mesmo nome para associar Boulos ao abuso de cocaína.

Em nota, divulgada na sexta-feira, logo após a divulgação pela campanha de Marçal, Boulos diz que o documento é "falso e criminoso" e que vai recorrer às instâncias eleitoral, cível e criminal da Justiça contra o candidato do PRTB. Durante caminhada na avenida Paulista neste sábado (5), o psolista voltou a falar com jornalistas sobre o assunto: "ontem um dos adversários chegou ao limite de falsificar um documento, mas a farsa foi desmascarada em poucas horas (...). O que a gentes espera, agora, é que a verdade circule mais que a mentira", finaliza.

Edição: Nathallia Fonseca