Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ministério Público quer investigar terceirização em hospitais

Terça, 17 de abril de 2012
Da Agência Pulsar
O Ministério Público do Trabalho pretende investigar a contratação terceirizada de médicos e outros profissionais da saúde nos hospitais públicos e privados do país.
O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, anunciou a medida após pedido feito pelo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, que perdeu o filho de 13 anos no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, após uma crise de asma.

Flávio Dino aponta que o Hospital Santa Lúcia conta com um quadro de somente 32 profissionais cadastrados no banco de dados controlado pelo Ministério da Saúde. Do total, 31 são médicos e nenhum possui vínculo empregatício com o hospital, constando serem todos autônomos.

O principal problema apontado na representação é a excessiva jornada de trabalho dos médicos. Segundo o documento, alguns profissionais chegam a somar 168 horas de trabalho por semana, o que daria uma jornada de 24 horas todos os sete dias da semana.

Para Flávio, as péssimas condições de trabalho são a principal causa de morte nos hospitais e o principal problema da saúde no Brasil. O procurador Luís Camargo informou que pretende buscar informações com todas as procuradorias regionais do trabalho do país para apurar investigações relativas à saúde em andamento.

Na última sexta-feira (13), a médica Izaura Emídio, que atendeu o filho de Flávio Dino, foi indiciada por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Izaura é acusada por imperícia médica. Segundo laudo da polícia, a médica já tinha trabalhado durante 12 horas em outro hospital antes de prestar atendimento ao filho de Flávio.

Recentemente, a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde realizou protestos no marco do Dia Mundial da Saúde, celebrado no 7 de abril. Além da terceirização, criticou a entrega da gestão de bens e recursos públicos do setor à iniciativa privada por meio das Organizações Sociais (OS`s) e das Fundações Estatais de Direito Privado. (pulsar/brasilatual)