Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Chapa Arruda, Liliane Roriz e Gim traz de volta debate da Ficha Limpa.

Sábado, 15 de fevereiro de 2014

Arruda, Gim, Roriz e Liliane

Por Chico Sant’Anna
Já há algumas semanas os rumores vinham correndo forte.

Agora, a revista Veja informa, em sua coluna Radar, que o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, abatido na Operação Caixa de Pandora recebendo dinheiro de um esquema que ficou conhecido como o Mensalão do DEM, tentará recuperar o comando do Palácio do Buriti, em 2014. E não virá sozinho.

As redes sociais já vinham informando que, em um almoço na casa do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, os ex-governadores teriam selado um destino único nas eleições de 2014. Em função da saúde debilitada – faz cinco hemodiálises por semana – o ex-governador Joaquim Roriz teria concordado em não concorrer a mais um mandato à frente do GDF e de ceder o lugar a José Roberto Arruda. As relações Roriz+Arruda são marcadas pelo amor e ódio. Arruda já desempenhou os papéis de amigo e de inimigo político de Roriz. A reaproximação dos dois teria tido, inclusive, as bênçãos de Dona Weslian Roriz, que não guardava muita simpatia por Arruda, em função deste ter se separado da ex-mulher.

Se de um lado cedeu o espaço para Arruda, Roriz teria exigido o lugar de vice-governador na chapa, para a sua caçula, a distrital Liliane Roriz. Em outros tempos, a preferência teria recaído no nome de Jaqueline Roriz, mas como esta está sendo processada no STF no envolvimento no Mensalão do DEM, a prudência recomendou um nome com menos problemas nas costas.

Leia também:
Fechando a chapa, o senador Gim Argelo, que assumiu o cargo no Senado após a renúncia de Roriz, por ocasião do episódio apelidado de Escândalo da Bezerra de Ouro. Desde que assumiu o mandato, Gim se aproximou muito do governo petista e, em especial, da presidente Dilma Roussef. Mas como diz o ditado, o bom filho a casa torna, Gim sem espaço na chapa de Agnelo à reeleição, preferiu reaglutinar-se com Roriz e Arruda.