Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

'Operação Golfada' no Gama: Na cidade, o asfalto é novo ou esfarelado? Ou os dois?

Quarta, 12 de fevereiro de 2014
Depois de divulgado em sites e blogs, e por fim em programas de TV, que o ‘asfalto novo’ não está chegando ao interior das quadras das regiões administrativas do DF, parece que o governo do Distrito Federal iniciou uma nova golfada administrativa. Não é que nesta semana alguns buracos, crateras, para falar a verdade, no interior de uma ou outra quadra residencial do Gama começaram a ser tapados com asfalto? Se é que aquilo pode ser chamado de asfalto.
No Gama o ‘asfalto novo’ vem sendo colocado somente nas vias principais da cidade. E o pior, na sua maior parte pode estar representando desperdício enorme de dinheiro público, vez que em extensos trechos onde o ‘recapeamento asfáltico’ é realizado as vias apresentavam boas condições de uso. Aqui e ali, algum pedaço necessitando correção. Mas nada que justifique o recapeamento de toda uma via, como, por exemplo, aquela que vai do balão das Quadras 37/38 do Setor Leste até a saída do Gama, próxima ao posto de combustíveis Sayonara. É aquela avenida chamada pelos gamenses de Avenida dos Bombeiros, cuja denominação técnica é Via Scln. Essa recapagem asfáltica foi de 3.740 metros (1.870 metros no sentido da saída do Gama e mais 1.870 metros no sentido do balão das Quadras 37/38 Leste. Quanto custou essa recapagem? Fina, muito fina, é verdade. Mas certamente muito cara. E olha que havia um ou outro buraco ou irregularidade no piso antigo. Era uma boa pista.
Veja a seguir algumas fotos sobre o tal ‘asfalto novo’ e sobre a ‘operação golfada’ nos buracos das vias internas das quadras residenciais do Gama.
Dê um clique sobre a imagem abaixo e observe o excelente asfalto que foi coberto por uma nova, e dispensável, cobertura asfáltica.

 No balão das Quadras 37/38 a foto acima, tirada em 29 de janeiro, revela claramente o desperdício de dinheiro público, visto que a pista estava em perfeitas condições. A faixa onde se vê o asfalto novo era tão bom quanto a da direita que, também, foi mais tarde coberta por nova camada de asfalto. Para quê? Estranho, não?
    Enquanto isso, as ruas do interior das quadras residenciais estão esburacadas ou, algumas, 'recebendo' asfalto da 'qualidade' que se vê nas quatro fotos seguintes, que mostram buracos na Quadra 21 do Setor Leste do Gama.
Dê um clique sobre as imagens para ampliá-las.
Observe como foi jogado o asfalto nos buracos. E veja como foi o acabamento do serviço. Nem uma razoável compactação para deixá-los no mesmo nível do restante da pista, ou evitar a infiltração de água.  Cusparada seria melhor, talvez. Isso é coisa para durar no máximo até a próxima chuva. Uma vergonha! E o nosso dinheirinho de contribuinte...indo por terra abaixo.
As quatro fotos abaixo são de 12/2/2014




Leia também:

No Gama, como em outras regiões administrativas, o GDF preserva bebedouros e banheiras de pombo

A sorte de Papai Noel é que o trenó dele voa