Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O desgoverno que sai, que tudo de ruim fez ao DF, por conivência, covardia e omissão, facilitou a ocupação irregular dos “becos” do Gama

Segunda, 22 de dezembro de 2014
Mais um artigo sobre os “becos” do Gama foi publicado no Informativo Bico. Desta vez na edição de dezembro de 2014, página 6. O jornal é distribuído em várias regiões administrativas do DF. O Gama Livre reproduz o texto logo abaixo.
===================

O desgoverno que sai, que tudo de ruim fez ao DF, por conivência, covardia e omissão, facilitou a ocupação irregular dos “becos” do Gama


    Mas há uma Ação Popular, com trânsito em julgado em 1º de março de 2012, que determinou a desocupação das áreas. Decisões posteriores ao trânsito em julgado não tem conseguido guarida nos tribunais superiores brasileiros. Águas ainda vão rolar, e que sejam a favor da população do Gama.

O que podemos dizer agora neste final de 2014, depois de anos de luta na Justiça em defesa do projeto urbanístico do Gama e da qualidade de vida de seus moradores? Algumas vitórias na Justiça, mas até o momento o sistemático descumprimento das determinações pelos governantes.

Esses que saem agora em 1º de janeiro envergonhados, cabisbaixos, acabrunhados, desmoralizados totalmente diante de toda a população, deixando, inclusive, um rombo de bilhões de reais no orçamento do DF. Também merecem eles o desprezo da população do Gama, ainda mais pelas maldades que fizeram com a cidade, deixando que espaços públicos, as nossas passagens de pedestres, fossem ocupados ilegalmente.

A partir de 1º de janeiro de 2015 muitas dessas figuras que integram o (des)governo atual deixarão de ter o foro privilegiado na Justiça ou a proteção de governantes. Quem sabe lá se algumas ações de improbidade administrativa aparecem — e devem aparecer — pela frente para fazer justiça ao Gama, ao DF.

Mas enquanto os governantes desmoralizados continuam fechando os olhos até o último minuto, os bens públicos de uso comum do povo, nossos becos, nossas passagens de pedestres, nossas áreas verdes, continuam a ser agredidas, tomadas, ocupadas irregular e ilegalmente por alguns policiais militares do DF. Ao arrepio da lei e da moralidade pública.

Nos vários setores do Gama, num verdadeiro desrespeito às leis e sob as barbas e bigodes de autoridades da cidade, e do governo do DF, inclusive com o conhecimento desses, novas passagens de pedestres (“becos)” continuam a ser tomadas do patrimônio público. Verdadeira vergonha! Verdadeira estupidez com a cidade.

Quanto aos deputados distritais, que teriam a obrigação constitucional de fiscalizar os governantes do DF, outra decepção. Até distritais que se comprometeram publicamente a votar contra e lutar para não aprovar as fajutas leis encaminhadas pelo governador que doavam os “becos” aos militares, deram pra trás, como normalmente dão, e traíram a população. Nas eleições alguns foram derrotados, especialmente aqueles que precisavam de muitos votos no Gama. Outros até que se elegeram, e estão prontos para traírem o DF e o Gama novamente.

Merecem o desprezo, o mais absoluto desprezo, todos eles. Governantes e os distritais que prejudicaram o Gama.

Mas a luta continua!

Sérgio de Lima         , João B. Querino, José F. Bezerra 
Os artigos assinados são de exclusiva  responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do jornal.
 ===========
Leia mais sobre “Becos do Gama”: