Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 7 de abril de 2015

Efetivo da Polícia Civil encolhe no DF e problemas aumentam

Terça, 7 de abril de 2015
Em mais de 20 anos, o quadro da Polícia Civil diminuiu.
A defasagem, que atinge todos os cargos da corporação, prejudica o cidadão
Brasília, 7 de abril de 2014 – O preenchimento de vagas para a ampliação do quadro da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) exige a realização de concurso público. Entretanto, os aprovados no último certame, que foi realizado em 2013, ainda aguardam a nomeação. Um déficit de 47% nos quadros da instituição impacta na qualidade do serviço prestado à população e interfere diretamente nas saúdes física e mental dos policiais.
“O atual efetivo está aquém do que existia em 1993. Estamos vivendo uma situação crítica no DF, o número reduzido dos profissionais provoca uma sobrecarga na categoria e a população está sendo prejudicada”, comenta o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Renato Rincon.
As delegacias no DF trabalham em ritmo de plantão. Em média, três agentes realizam o atendimento à população. Contudo, o número mínimo deveria ser de oito profissionais. Entre outros problemas, a falta de pessoal provoca demora no registro de ocorrência, atraso na resolução de crimes e na prisão de suspeitos. Um policial chega a investigar de 10 a 20 casos ao mesmo tempo, o que compromete a qualidade das investigações e aumenta a sensação de impunidade.
A sobrecarga de trabalho gera um problema grave dentro da corporação: o estresse e desgaste dos profissionais. “O policial está exausto e desmotivado, o que compromete a qualidade do serviço público. A categoria se sente desvalorizada com falta de investimentos em pessoal e com a estrutura atual”, lamenta o vice-presidente.
Caso de Polícia – Efetivo reduzido, mas o trabalho aumenta. Este é um problema que parece estar longe de uma solução definitiva. A todo momento os agentes recebem diferentes demandas da população. “As pessoas reconhecem a Polícia Civil como autoridade oficial, o que é positivo, mas por outro lado, nem todos os casos são de polícia e muitos podem ser resolvidos fora das delegacias”, esclarece Rincon.
A Delegacia Virtual da PCDF (http://delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br/) surgiu para trazer agilidade e também para desafogar as delegacias. Pela internet, o cidadão pode utilizar o serviço para registrar acidentes de trânsito sem vítima, extravio de documentos e até casos de furto.
Concurso Público -   Um novo concurso público está previsto para a Polícia Civil, mesmo sem nomear todos os aprovados do último certame. O edital prevê 417 vagas para os cargos de delegado, perito e médico-legista. As provas serão realizadas no próximo mês
Quadro atual da Polícia Civil no DF:
Cargos
Preenchidos Atualmente
Previstos 2013
Vagas em 1993
Delegado
353
600
400
Perito Criminal
201
400
201
Médico Legista
59
160
80
Agente
3138
5649
3649
Escrivão
461
1000
505
Papiloscopista
228
306
305