Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 28 de abril de 2015

Professora é dona de empresa que fornece painéis para o Detran

Terça, 28 de abril de 2015
Do Jornal de Brasília

O TCDF questionou a licitação, realizada no governo de Agnelo, por indícios de sobrepreço e deu prazo de 15 dias para que a empresa apresente esclarecimentos
 
Millena Lopes

A empresa Shempo Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos e Serviços Ltda., fornecedora de painéis eletrônicos para o Detran-DF, tem uma professora da rede pública de ensino de Piracicaba (SP) como sócia majoritária. O Tribunal de Contas do Distrito Federal questionou a licitação, realizada no governo de Agnelo Queiroz, por indícios de sobrepreço e deu prazo de 15 dias para que a empresa apresente esclarecimentos a pontos questionados pelos auditores.


Paula Roberta Trindade aparece com 99% do capital total da empresa, que fica em Valinhos (SP). A irmã dela - Maria Alice Trindade - tem 1%. Por telefone, da casa onde mora no interior paulista, Paula confirmou a sociedade, mas disse que está “por fora” dos negócios da empresa, que seria administrada pelas irmãs. “Elas cuidam para mim”, limitou-se a dizer.


Professora de educação infantil, ela disse preferir lecionar a administrar o próprio negócio. Paula Roberta foi aprovada em concurso da Prefeitura Municipal de Piracicaba como professora substituta de educação infantil, em maio do ano passado.

De acordo com o edital do concurso para o qual Paula Roberta foi aprovada, ela ganharia R$  12,71  por hora/aula, podendo trabalhar até 60 horas por semana, o que resultaria em um salário bruto de pouco mais de R$ 3 mil.

 Silêncio
Sobre os esclarecimentos que  a empresa deve prestar ao Tribunal de Contas, Paula não soube informar. E disse que pediria à irmã para que entrasse em contato. As ligações, no entanto, não foram retornadas. No telefone fixo da empresa, as ligações não foram atendidas.

Indícios de irregularidade
Nascida em 7 de junho de 1975, Paula Roberta aparece como sócia da Shempo desde dezembro de 2007. A empresa foi fundada em janeiro de 1984.

O Tribunal de Contas    apontou, ao analisar o contrato com a empresa de Paula Roberta, que há fortes indícios de sobrepreço e uma série de outras supostas irregularidades. Entre elas, direcionamento da licitação para aluguel de 40 Painéis de Mensagens Variáveis Moveis (PMV-M).

Os auditores destacaram ainda o fato de o Detran-DF, durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz,  ter usado um painel de testes da Shempo e, em seguida, a empresa ter ganho a licitação. “Curiosamente, a vencedora da licitação foi a empresa que disponibilizou um painel à autarquia, em caráter de testes”, ressalta o corpo técnico. 
Em nota, o Detran-DF informou que suspenderá os pagamentos e prestará as informações solicitadas pela Corte no prazo determinado.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
=========