Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do MPDF obtém liminar que determina a desativação de depósito de lixo irregular em Brazlândia.

Segunda, 16 de maio de 2016
Do MPDF
lixo brazlandiaA Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) obteve decisão favorável, em caráter liminar, na ação civil pública que pede a desativação do depósito irregular de lixo implantado na Vila São José, em Brazlândia. A decisão é da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal.
A Justiça determinou que o Distrito Federal retire, em até 30 dias, os resíduos sólidos do local e faça a destinação adequada. Para evitar novos descartes clandestinos, em até 90 dias, a área deverá ser cercada e placas indicativas da proibição deverão ser colocadas. Além disso, o Distrito Federal deverá fiscalizar a área, de forma efetiva, para evitar a criação de novos depósitos irregulares de lixo. Se a decisão não for cumprida, será aplicada multa diária de R$ 30 mil a R$ 1,2 milhão.

O aterro, improvisado pela própria Administração Regional sem licença ambiental, fica no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Descoberto, a apenas 20 metros de distância do manancial do Barrocão, que fornece água à cidade. A Prodema ressaltou o risco de contaminação do manancial e o perigo à saúde pública que o descarte de lixo como pneus representa para a cidade, que registra o maior número de casos de dengue no Distrito Federal (3 de cada 10 casos confirmados).
Limpeza
Moradores da região e a associação de produtores rurais Pró-Descoberto, que são parceiros da Prodema em ações de preservação do meio ambiente no Projeto Descoberto Coberto, informaram à promotora de Justiça Marta Eliana de Oliveira, titular da 3ª Prodema, que o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em 9 de maio, promoveu a limpeza da área. A foto acima foi encaminhada à promotoria pelos moradores.
Processo: 2016.01.1.050867-8