Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Caos na Pediatria do HRG. Conselheiro regional de saúde faz representação ao Coren-DF (Conselho Regional de Enfermagem) em razão dos altos riscos que correm as crianças internadas

Quinta, 31 de agosto de 2017

A representação foi feita nesta quinta (31/8) por Williamar D. Ribeiro, conselheiro titular, pelo segmento trabalhador, do CRSG (Conselho Regional de Saúde do Gama). Segundo o conselheiro, o COREN-DF ficou de analisar o mais rápido possível e emitir um parecer técnico.

Ele requer que o Coren-DF (Conselho Regional de Enfermagem) esclareça, pois tem competência legal para isso, sobre o dimensionamento do quadro de pessoal de enfermagem do setor de internação pediátrica do HRG. O questionamento de Williamar deve-se ao fato de que a gerente de enfermagem, Karoline Ediélic, ter afirmado em recente reunião do Conselho Regional de Saúde do Gama (CRSG), estar respaldada pelo Coren para proceder remanejamento de equipe técnica de enfermagem da internação pediátrica para outros setores do hospital, deixando apenas um técnico de enfermagem naquele setor. Ele, o conselheiro que fez a representação, considera as medidas administrativas de remanejamento de técnicos um grande risco para a qualidade da assistência às crianças internadas.

Na sua representação ao Coren, o conselheiro regional de saúde, informa que a unidade de pediatria do HRG possui capacidade instalada de dezoito leitos, mas há um quadro reduzido de servidores. Acrescenta que a internação pediátrica do hospital acolhe crianças com nível de criticidade elevada, atendendo também demandas de altas em unidade de terapia intensiva (UTI) de todo o Distrito Federal. 

No setor de internação pediátrica há intercorrências variadas que exigem um quadro completo de servidores para atender inclusive casos de parada cardiorespiratória. Há casos de óbitos.

A transferência de técnicos da unidade de internação pediátrica para outros setores do HRG, sobrecarrega o pessoal da pediatria, representa um grau maior de desassistência das crianças internadas, e muitas vezes o servidor fica sem o horário de descanso e até mesmo o da refeição.

Clique na imagem abaixo e leia a íntegra da representação ao Coren-DF.