Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Estados Unidos podem obter petróleo do pré-sal e pagar com papel

Quinta, 17 de março de 2011
Do site "Auditoria Cidadã da Dívida"
O Jornal O Globo noticia a vinda ao Brasil do Presidente dos EUA Barack Obama, que deve negociar um acordo para a compra do Petróleo do Pré-Sal. Desta forma, boa parte do petróleo brasileiro seria entregue aos EUA, que pagará em dólares. Conforme prevê a legislação do Pré-Sal, tais dólares serão aplicados principalmente no exterior, ou seja, muito provavelmente voltarão para os EUA, para a compra de títulos da dívida estadunidense, que paga juros baixíssimos.

Em suma: o Brasil entrega o petróleo aos EUA, e ainda financia as políticas estadunidenses, por meio da compra de títulos do Tesouro americano, ressuscitando o dólar como moeda internacional.

Enquanto pode financiar as políticas do país mais rico do mundo, o governo continua propondo a limitação dos gastos sociais aqui no Brasil. O Jornal O Globo/Extra mostra que o governo já estuda instituir a idade mínima para a aposentadoria no INSS, ou seja, para os trabalhadores do setor privado.

Dentro desta proposta, o chamado “Fator Previdenciário” (que reduz e posterga as aposentadorias) seria substituído por uma idade mínima para a aposentadoria, estabelecida na Constituição, que é a Lei Maior do país. Ou seja, isto representaria a própria consolidação do “Fator”.

É importante relembrar que o “Fator” foi criado pelo governo FHC em 1999, contra o voto do próprio Partido dos Trabalhadores, cuja resistência impediu na época o estabelecimento da idade mínima de aposentadoria, que agora a Presidente Dilma estuda implementar.