Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Relatório indica aumento de violência no campo

Quarta, 20 de abril de 2011

O relatório “Conflitos no Campo Brasil 2010”, produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) revelou que, em 2010, os assassinatos no campo aumentaram 30% em relação a 2009.

www.brasil.agenciapulsar.org
Número de assassinatos no campo cresceu em 2010 (diariogauche)

O lançamento da publicação ocorreu ontem (19/04) em Brasília. Os dados mostram que no último ano foram registrados 34 assassinatos de trabalhadores rurais, já no ano anterior esse número indicava 26 mortes.

Trinta destes assassinatos ocorreram em Conflitos pela Terra, dois em Conflitos pela Água e dois em Conflitos Trabalhistas.

O aumento dos conflitos pela água, a expansão do trabalho escravo e ações de resistência de movimentos e organizações sociais, são outras informações presentes no material deste ano.

Além dos assassinatos, em 2010 foram registradas 55 tentativas de assassinato, 125 pessoas receberam ameaças de morte, 4 foram torturadas, 88 presas e 90 agredidas.

No lançamento, foi entregue um relatório à ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes. O mesmo documento será protocolado em outros ministérios e na Secretaria Geral da Presidência da República. (pulsar/radioagencianp)