Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A política do "passar por cima"

Quarta, 20 de abril de 2011
Uma das formas de um chefe dispensar um administrador é praticar e estimular a política do “passar por cima”. É uma das formas, mas geralmente usadas por chefes inseguros, pois se fosse firme chamava o subordinado e o dispensava diretamente, e não o levando a pedir para sair.

Por isso causa estranheza o fato de no GDF essa política ter vigorado no que se refere, pelo menos, ao ex-secretário da Segurança Público, delegado da PF, Daniel Lorenz.
 
Pressionado por deputado e secretários que queriam tirar sua “lasquinha” política junto a Segurança e, também pelo comportamento de seu chefe, o governador, que segundo se afirma também praticava o “passar por cima”, é que Daniel Lorenz entregou o boné. Seus subordinados eram convocados a se reunir (um despacho, na prática) com deputados ou outros secretários.
 
Agora é rezar para que deputado não dê as cartas e imponha nomeações na área da segurança pública. Porque aí é que seria insegurança total, certeza de caos ainda maior na área.
 
Mas há também o “passar por cima” em outras áreas do GDF. O problema é que nem todo mundo tem a firmeza de Daniel Lorenz. Se não é para dirigir, que os outros dirijam.
 
É verdade que normalmente essa política de “passar por cima” não dá certo nem em empresa privada, quanto mais no governo. Não dá certo pelo menos para os governados, o povo.