Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Chico Leite e o nepotismo no GDF

Segunda, 19 de novembro de 2012
Parece que nem tudo na Câmara Legislativa é treva. Não é que a Comissão Especial para Análise de Propostas de Emenda à Lei Orgânica aprovou nesta segunda (19/11) projeto do distrital Chico Leite que veda a prática do nepotismo nos órgãos públicos do DF?

Segundo o projeto, fica proibida a contratação de cônjuge, companheiro ou parente de até o terceiro grau de autoridade que detém a competência de nomear pessoas para cargos em comissão, de confiança ou função gratificada na administração pública direta ou indireta, em qualquer dos Poderes do DF. Hoje verificamos a famosa   “barriga de aluguel”, onde alguém nomeia o parente de outra autoridade para o órgão que controla no Executivo, no Legislativo ou em empresas públicas, enquanto seu parente é nomeado pela outra autoridade. E todos, tranquilos, mamam nas tetas do governo.

Bem que Chico Leite poderia também apresentar projeto que proibisse essa orgia de nomeações de cabos eleitorais, especialmente nas Administrações Regionais, obrigando o governo a preencher os cargos com pessoal concursado.

A maioria das Administrações Regionais estão cheias de apadrinhados. Esses formam a grande maioria do quadro de pessoal, havendo Administrações que os apadrinhados representam mais de 80 por cento do quadro.