Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Análise: Caos no Transporte do DF não tem fim

Quinta, 20 de fevereiro de 2014
Leia abaixo a excelente postagem Guardian Notícias sobre o caos no transporte público do DF.

Análise: Caos no Transporte do DF não tem fim Foto: Divulgação

Quando o GDF assumiu o controle das empresas Viplan, Condor e Lotáxi, integrantes do Grupo Viplan, que atuaram no DF há 40 anos, boa parte do brasiliense bateu palmas, achando que ali, acabaria um problema antigo, que prejudicava milhões de pessoas no dia a dia. A medida, que na época foi adotada pelo Executivo, passou a gerar várias especulações, entra elas, que o GDF dava um passo rumo a edificar Brasília na rota das cidades com bom desempenho no quesito transporte público.

O episódio inédito, que dava fim ao monopólio de mais de 40 anos do grupo Viplan, passou a ser o principal assunto na mesa de cada cidadão.  Os jornais da cidade noticiavam cada palavra do governo em relação ao assunto.

Na ocasião, Agnelo Queiroz, com um discurso com tom animador, prometeu que iria dar a população um transportes de qualidade. E a primeira promessa de Agnelo a época, foi substituir os ônibus velhos, por uma frota novinha, e realizar as obras do Expresso DF.

No entanto o que parecia ser um conto de fadas vem se tornando pesadelo. Isso mesmo! Apesar de o GDF substituir os ônibus velhos por novos, e de iniciar as obras do Veículo Leve Sob Trilhos (VLP), muito ainda há de ser feito para acabar com a agonia de milhões de pessoas que utiliza o sistema publico de transporte.

A tão sonhada troca de ônibus realizada recentemente pelo GDF, e amplamente divulgada pela Secretaria de Estado de Publicidade, não condiz com a real condição de precariedade do transporte, que, a cada dia, vem deixando milhões de pessoas na mão.  O Atual cenário parece desolador.  De um lado, o cidadão, que sofre todos os dias com o descaso. Do outro, o governo, achando que vem fazendo o seu papel.

O conflito entre população e governo chamou atenção da Câmara Legislativa, e fez com que a deputada Celina Leão (PDT) dissesse na última terça-feira (18), em discurso no plenário, que suas previsões feitas no ano passado quanto ao transporte público do Distrito Federal se concretizaram. Segundo ela, o serviço piorou tanto em qualidade como em quantidade, com redução no número de ônibus em circulação de 3,1 mil para 2,5 mil.

O discurso da deputada de que o DF circula com pelo menos 600 ônibus a menos, tem se confirmado. Basta uma simples volta nas principais Regiões Administrativas em horário de pico para perceber que o número de passageiros nas paradas cresceu.

Em são Sebastião, por exemplo, em um ponto de ônibus onde a capacidade é pra 15 pessoas, um grupo de 40 se agrupam a espera do coletivo.

Além da falta de ônibus, outra reclamação comum dos passageiros é a falta de informação quanto aos horários de itinerários. “Eu nunca sei que horas certa irá passar meu ônibus. Todos os dias ele passa num horário diferente”, reclama Wander Lima, morador da cidade.

O DFtrans informou por meio de sua assessoria de comunicação, que já foram substituída cerca de 70%  da frota de ônibus no DF.   Ao todo, 1924 ônibus novos já foram entregues a população. Quanto ao questionamento se haverá aumento da frota, o DFtrans informou que isso não vai acontecer, pois o governo trabalha para realizar o processo de integração entres as empresas de ônibus.

Por Jean Marcio Soares

Da Redação do Guardian Notícias