Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 14 de dezembro de 2014

Ajude a salvar a Reserva do Tinguá, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade

Domingo, 14 de dezembro de 2014
Da Change.org

Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira: Não alterem a categoria de reserva biológica do Tinguá! Ela corre risco e precisa ser protegida! 



A Reserva Biológica do Tinguá está correndo um sério risco. Recentemente o Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes, acenou com a possibilidade de recategorização da reserva para "parque nacional", fato que provocaria uma série de problemas ambientais e sociais para a região. O que a princípio parece um benefício, na verdade não é. Como Reserva Biológica, o Tinguá está muito mais protegido, já que Parques Nacionais são abertos à visitação, requerem mais funcionários e sofrem mais degradação.
A Reserva do Tinguá é única, não apenas pela sua beleza natural e riqueza da biodiversidade, mas pela sua história. Diferente de outras reservas, o Tinguá foi criado pela pressão da sociedade e foi nomeado Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO. Além disso a reserva é crucial para a manutenção do abastecimento hídrico do Rio de Janeiro, Região Metropolitana e Baixada Fluminense. Em tempos de crise hídrica, a preservação de seus mananciais é fundamental.
Por estar na Baixada Fluminese, uma região densamente povoada, a reserva correria um sério risco de degradação, acúmulo de lixo, risco de incêndio e comprometimento no abastecimento de água para região. A nossa intenção não é barrar o acesso da população, visitações já são permitidas, porém de forma controlada. 
Por tudo isso nós, ambientalistas que estávamos lá na luta pela criação da reserva, exigimos do governo federal que o Tinguá mantenha o seu status atualde RESERVA BIOLÓGICA FEDERAL, com aumento do número de fiscais florestais e com autonomia administrativa e financeira de sua gestão. Nos ajude, colocando a sua assinatura neste abaixo-assinado!