Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lula foi obrigado a depor na PF. Sem Graça? Conversa reservada entre Aécio e Pimentel. Justiça julga hoje pedido de Habeas Corpus para ativistas

Terça, 16 de dezembro de 2014
Da Tribuna da Imprensa
Daniel Mazola

O pedido de habeas corpus para IGOR MENDES da Silva, Karlayne Moraes da Silva Pinheiro, a Moa, e Elisa Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, será julgado hoje (16/12), durante sessão na 7ª Câmara Criminal, segundo o Tribunal de Justiça. Os três ativistas tiveram as prisões preventivas decretadas há duas semanas pelo juiz Flávio Itabaiana, da 7ª Vara Criminal.
 
Na semana passada, o desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal, encaminhou para a análise do Ministério Público (MP) estadual um vídeo anexado pela defesa do trio. As imagens, segundo os advogados, mostram que os ativistas participavam de um ''ATO CULTURAL'' e não de um protesto.
 
O Ministério Público teve prazo de cinco dias para analisar o vídeo e definir se os ativistas participavam de um protesto ou de um ato cultural. Com base no parecer, o desembargador Siro Darlan, que atua como relator do recurso de habeas corpus, poderá decidir se mantém ou não o pedido de prisão dos ativistas.
 
“Não sei de nada” na PF

Foi na condição de "intimado como testemunha" que o chefão Luiz Inácio Lula da Silva foi obrigado a depor, na última terça-feira (dia 9), na sede da Polícia Federal, em Brasília.
 
O ex-Lula finalmente falou à PF sobre o Mensalão, depois que teve seu nome relacionado por Marcos Valério, em denúncia tardia pós-condenação na Ação Penal 470. Nada como um dia após o outro, até quando ele vai sustentar que nada sabe...
 
Sem Graça? 
 
Classificar de insustentável a manutenção de Maria das Graças Foster e de toda a diretoria da Petrobras é extrair mais água dos poços da companhia assaltada pela cúpula petista e afins.
 
A amiga Dilma Rousseff terá de tomar o mais rápido possível a decisão contrariada de trocar Graça e o resto do time rebaixado pelo ouro negro bostejante da Lava Jato.
 
A opção da “gerentona” Dilma para substituir Graça pode não ser a mais indicada: Luciano Coutinho, atual presidente do BNDES, e membro do Conselho de Administração Petrobras, presidido pelo demitido Guido Mantega, que conta também com a ministra do Planejamento e famosa "namorada-viúva" de Celso Daniel, a poderosa Miriam Belchior. 
 
Aécio e Pimentel 
 
Em conversa reservada há poucos dias, durante longa reunião no apartamento do tucano no Leblon, no Rio, o governador eleito de Minas, Fernando Pimentel (PT), e o senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) fizeram um trato de cavalheiros. Nada de olhar para trás. Em outras palavras, o recado de Pimentel foi claro: se o tucano exagerar no ataque à presidente Dilma e ao PT, o novo governador fará devassa nas contas de sua gestão e do sucessor Antonio Anastasia. Isso explicaria o fato de Aécio, após convocar nas redes sociais protesto para sábado passado, não ter dado as caras nas ruas.