Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Procuradoria Regional Eleitoral no DF pede cassação de diploma do deputado federal Roney Nemer (PMDB)

Quinta, 18 de dezembro de 2014
Do MPF
Procuradoria sustenta que parlamentar tornou-se inelegível após ter condenação confirmada pelo TJDFT

A Procuradoria Regional Eleitoral no DF ajuizou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, recurso contra a expedição de diploma do deputado federal Roney Nemer (PMDB), por conta de inelegibilidade em decorrência de condenação sofrida pelo parlamentar por improbidade administrativa. Nemer foi diplomado na última quarta-feira, 17, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

No pedido, o Ministério Público Eleitoral afirma que o deputado tornou-se inelegível após o Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmar a condenação do parlamentar por ato de improbidade administrativa que importou em enriquecimento ilícito e dano ao erário, decisão que manteve a suspensão de seus direitos políticos. Ele foi condenado por receber uma “mesada” em troca de apoio político ao governo de José Roberto Arruda nos anos de 2007 a 2009.

Segundo a PRE-DF, o recurso contra a expedição do diploma é cabível tendo em vista que  o gozo dos direitos políticos é pressuposto para o exercício da investidura em qualquer cargo público. Além disso, o pedido tem amparo na Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, que determina a nulidade do diploma que tenha sido conferido a candidato atingido por declaração de inelegibilidade.

O pedido será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF.

Número para consulta no TRE: 74661