Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 4 de março de 2017

Jean Wyllys (Psol) é nomeado “herói LGBT” pelo The Guardian

Sábado, 4 de março de 2017
Do Psol
Jean Wyllys é nomeado “herói LGBT” pelo The Guardian
Crédito da foto: Mídia Ninja
O deputado federal do PSOL Jean Wyllys foi nomeado um dos ativistas pelos direitos LGBT com influência positiva em todo o mundo, chamados de “heróis LGBT”. A homenagem foi feita pelo jornal britânico The Guardian, em publicação na última semana.

Nos últimos anos, a população LGBT conquistou uma série de vitórias em seus direitos no mundo inteiro, sendo grande parte disso consequência da militância e do intenso trabalho de pessoas ligadas à causa. Nesse contexto, o The Guardian, que tem produzido o LGBT Chance, série de matérias especiais sobre o trabalho de ativistas LGBT em todo mundo, “quis reconhecer as pessoas por trás disso”, em suas próprias palavras, e pediu para que seus leitores indicassem os heróis que estão fazendo mudanças reais nos lugares em que moram.
Da América Latina, Jean Wyllys foi o único nomeado, por indicação de Marcos Oliveira, através do Twitter.
“Jean Wyllys tem uma história de envolvimento com justiça social, educação pela cidadania e valor da vida e pelo reconhecimento de liberdades civis, que remontam à sua adolescência. Ele participou em ações que combatem homofobia, intolerância e fundamentalismo religioso, descriminação contra minorias religiosas, trabalho escravo, exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra a mulher”, escreveu Marcos.
Embora o título dado à lista classifique os nominados como heróis, Wyllys declarou nas redes sociais que não tem “vocação para o heroísmo”. “Eu sou demasiado humano, tenho defeitos, cometo erros e é assim que gosto de me apresentar e me mostrar para vocês”, disse. Por fim, agradecendo a seu eleitorado, que o possibilitou ocupar o cargo na Câmara Federal e lutar pelos direitos LGBT, Jean completou: “essa conquista também é de vocês”.
Confira aqui a matéria completa do The Guardian, em inglês, com os outros nomeados.