Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de março de 2018

A militarização de Moreira Franco não deu certo para Temer, para o país e o povo

Quarta, 14 de março de 2018
Qualquer que seja a conclusão, o que foi feito até agora, merece nota zero.
Por 
Helio Fernandes*
Tentaram voltar açodada e apressadamente a 1889, nada deu certo, desperdiçaram até a esperança. A combinação da improvisação com a ambição nunca deu certo. A situação atingiu um ponto tão grave, que muita gente deu credito à intervenção. Até este repórter.

Mas esse crédito foi desperdiçado, começou todo errado. Por que iniciar na Vila Kennedy, que não tem nada a ver com isso? E por que a insistência? Lá começou em 1962, uma experiência esperançada, mas inteiramente frustrada. Não  queriam chamar de favela e sim de comunidade. E o nome, de um presidente dos EUA, admiração de todos os organizadores.

O general Braga Netto tem credenciais civis e militares, apesar de ser comandante do importante exercito do Leste, faltou contato com a história. E com a realidade. Ele mesmo confessou: "Fui convidado há pouco, não tenho planejamento para mostrar". Nem conhecimento.

Nos primeiros dias, terrível decepção.  Os criminosos fechavam as ruas,ninguém podia passar. Os militares voltavam, desimpediam, iam embora, os bandidos traficantes assumiam novamente. É muito primarismo. 

Aí chegou a inacreditável violência. Destruíram os 32 quiosques de trabalhadores. Alguns existem há 18 anos, servem a mais de 300 trabalhadores e também aos moradores pacíficos.

Impossível saber quem destruiu tudo, militares ou ordens do Crivela. É bem possível que o autor tenha sido o prefeito. Mas por que os militares não usaram seu poder de repressão? 

PS- Qualquer que seja a conclusão, o que foi feito até agora, merece nota zero.

PS2- E afinal de contas, quando subirão os morros?

PS3- Os grandes criminosos não estão lá?

Os senadores mais corruptos, reeleitos

Há meses tive que dar uma notícia a contragosto: haveria um festival de reeleição na Câmara e no Senado. Muita gente, justamente, protestou. Esperando que haveria reação do cidadão - contribuinte-eleitor.

Agora recebo os primeiros levantamentos sobre eleição para o senado. Os 3 que lideram as pesquisas, garantidos, aparecem em primeiro, são duas vagas. Renan, Jucá, Lobão e outros festejando antecipadamente.

Lobão, acusadíssimo, fez chapa com Roseana, filha de Sarney, candidata a governadora.

Renan Calheiros, com 9 processos no STF. Desde 2007. Era presidente do Senado, teve que deixar o cargo para não ser cassado. Logo depois retomou a presidência.

Romero Jucá, acumulando irregularidades, foi nomeado ministro do presidente corrupto usurpador. Foi demitido por corrupção, antes de completar uma semana no cargo. 

PS- Jucá quer ser presidente do senado, reclama: "Jamais ocupei esse cargo".

PS2- Renan aceita o desafio, responde: "Vamos disputar, quem perder se elege em 2021".

PS3- E os outros 79 senadores, ficam em silêncio?

Ministro Roberto Barroso, dignificando altamentente o STF

Já vem se destacando desde a posse, por votos e atitudes. Deixou de votar, várias vezes, se dando por impedido, por um motivo. No processo funcionava um advogado do seu antigo escritório, com o qual não tem a mais remota ligação. Grande repercussão, até  nas ruas, do seu debate com Gilmar Mendes.

(Para ele, debate. Para Gilmar, discussão de botequim).

Anteontem, tomou uma decisão que engrandeceu o STF, enobreceu o cargo que ocupa, mostrou  coragem, convicção e credibilidade. Pegou a lista de indulto de Natal assinada pelo presidente corrupto e usurpador, e deu total vassourada nela. Ficou "limpinha".

Retirou todos que não deviam nem poderiam receber indulto de Natal. São corruptos, os chamados senhores de "colarinho branco". Colocados premeditadamente, antecipadamente, principalmente para receberem a recompensa pelos crimes.

PS- Com os parabéns ao ministro, a realidade que muitos não conhecem.

PS2- O presidente corrupto e usurpador não têm poder para anular o ato do ministro do STF.

Uma Associação de Jornalistas. Diferenciada


Uma entidade acima de tudo colada com a comunidade. O trabalho desenvolvido pela Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI liderada pelo atuante e competente jornalista Roberto Monteiro Pinho, está provando que o dirigente pode realizar grandes projetos, desde que seja sério e comprometido

PS- Fundada em dezembro de 2014  a entidade vem dando sinais de vitalidade administrativa, se constituindo num marco inovador associativo, com projeto de porte e na defesa da Liberdade de Expressão, Direitos Humanos e as Prerrogativas dos Jornalistas e Comunicadores. O Plantão que dá apoio é acessado pelo site www.anibrasil.com.br  No mesmo site o interessado se associa eletronicamente.

PS2- Em fevereiro de 2016 criou o “Plantão Permanente das Prerrogativas". Em maio já estava representada na Olimpíada Rio 2016 com 42 profissionais inscritos. Neste mesmo ano, colocou na rua o projeto com obras fotográficas sob o tema dos Direitos Humanos.

PS3- Em 2017 emplacou a Mostra de Direitos Humanos, com várias exposições a partir da Galeria da Livraria Cultural no centro do Rio de Janeiro, e ainda expôs nas quatro, importante Escola Superior da Advocacia – ESA das subseções da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro – OABRJ.

PS4- Está sendo considerada a entidade associativa que mais cresceu em 2018. Atua também em Brasília, no Congresso onde são discutidas e aprovadas leis da área social e da comunicação, a exemplo do Marco regulatório da Internet, o Direito de Resposta e a famigerada Lei do Desacato. Neste sentido protocolou notas técnicas e uma ADIN no STF, onde defende pontos importantes para o segmento mediano e nanico da comunicação em papel, eletrônica e outros meios.

PS5- Pertenço a este inovador projeto que nasceu numa dissidência da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, que hoje infelizmente é um escombro, que ruiu por conta da incompetência de dirigentes que tomaram a instituição, de forma abrupta e ardilosa.

PS6 – O importante é seguir em frente, com seriedade e dedicação. Como diz o slogan criado por eles. “Somos todos ANI”.

*Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa.
Matéria pode ser republicada com citação do autor.