Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

MPDFT deflagra operação Trânsito Livre contra esquema de corrupção no DER

Quinta, 29 de agosto de 2019
Do MPDF
Ação investiga cobrança de propina para retirada de multas e devolução de carteira de motorista
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Gaeco/MPDFT), com o apoio do Centro de Inteligência/MPDFT e da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou nesta quarta-feira, 28 de agosto, a "Operação Trânsito Livre". Foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra três investigados, um deles servidor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), assim como mandados de busca e apreensão no edifício sede da Instituição e nas residências dos presos.

As investigações indicam esquema de corrupção que envolveria, mediante cobrança de propina, a retirada de multas e a devolução de carteiras de habitação (CNH) apreendidas. A atuação do grupo criminoso ocorreria de forma concatenada e cada integrante desempenharia papel específico para o desencadeamento dos crimes. O primeiro passo envolveria contato com a pessoa autuada pelo órgão que, na maioria dos casos, teve carteira de motorista retida. O criminoso se identificaria como servidor do DER/DF e, durante a conversa, ofereceria a possibilidade de não inserir a multa no sistema, de destruir a infração recebida e de, finalmente, devolver a CNH. Em troca, os infratores solicitariam propina correspondente a metade do preço da multa aplicada.
Durante vários meses, o Gaeco realizou ação controlada para acompanhar os encontros entre os investigados e os autuados e registrar os crimes ocorridos, em especial o momento do pagamento da propina.