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(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Brasília tem um dos dez piores sistemas de transporte público do mundo; auditoria cívica, com a sua ajuda, avaliará o serviço de ônibus do DF.

Terça, 20 de agosto de 2019

Do MPDF
Projeto “Como anda meu ônibus” será lançado na próxima quarta-feira, 21 de agosto, na Rodoviária do Plano Piloto
Pesquisa do instituto americano Expert Marke mostrou que Brasília tem um dos dez piores sistemas de transporte público do mundo. Para que o cidadão possa avaliar esse serviço, durante um ano será realizada a auditoria cívica no transporte público do DF. O projeto “Como anda meu ônibus” é uma iniciativa do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) em parceria com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).
O lançamento do projeto será na próxima quarta-feira, 21 de agosto, na Rodoviária do Plano Piloto. Integrantes do MPDFT e do IFC estarão no local, das 16h às 18h, explicando a iniciativa e incentivando o preenchimento do questionário. Outras blitze serão realizadas ao longo do projeto, que vai de 21 de agosto de 2019 a 21 de agosto de 2020.
O objetivo é fomentar o controle social da política pública de transporte rodoviário do DF, cujo custo anual é de mais de R$ 600 milhões. A cada três meses, um relatório da avaliação dos usuários será divulgado e enviado ao governo para que seja utilizado na tomada de decisão.
Auditoria cívica
Mas o que é auditoria cívica? Como vai funcionar? O nome é grande, mas é algo simples. Cada cidadão é um fiscal em potencial e vai poder ajudar o Ministério Público nessa tarefa. Você vai avaliar o serviço e, para isso, bastar preencher um questionário que está disponível no endereço: https://www.ifc.org.br/meu-onibus. Convide os seus amigos para fazer o mesmo e melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo governo.
Onde encontro o formulário?Endereço eletrônico: https://www.ifc.org.br/meu-onibus
Período da auditoria cívica: 21 de agosto de 2019 a 21 de agosto de 2020
Lançamento oficial: 21 de agosto, na Rodoviária do Plano Piloto
Cada cidadão pode avaliar o serviço de transporte público quantas vezes quiser