Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Fórum Comunitário e de Entidades do Gama (FComGama) realizou ontem (28/8) Roda de Conversa sobre Intervenção Militar nas Escolas Públicas do DF

Quinta, 29 de agosto de 2019
Escola militarizada👆👆
--------------

👆👆Escola pública Gesner Teixeira, uma escola de atitude, no DVO, Gama (DF). "Vídeo feito como Tarefa Especial para o projeto Controladoria na Escola. O CED Gesner Teixeira do Gama é uma escola pública orientada por práticas pedagógicas pautadas no diálogo, na inclusão, na diversidade e no protagonismo de seus (suas) estudantes. Acreditamos que esses são princípios importantes para a construção de um ambiente escolar justo e honesto, repercutindo na comunidade local e na sociedade como um todo no combate à corrupção. Neste sentido, a escola constitui-se um ecossistema de integridade, em que prevalecem a transparência na utilização de seus recursos e a ação fiscalizadora e cidadã por parte de todos os envolvidos no processo.

A letra da música é fruto da discussão com os(as) estudantes sobre o que é Corrupção e a partir de reflexões sobre ações no cotidiano que demonstram falta de ética, "pequenas atitudes" que vão forjando um caráter de um Cidadão desde muito jovem já corruptível. É preciso refletir e agir para combater essas práticas nocivas a toda a sociedade, sejam atitudes aparentemente pequenas, sejam envolvendo grandes esferas do poder."
=========================
Do FComGama
👨🏾‍🏫FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE INTERVENÇÃO MILITAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF👩🏻‍🏫

Na noite de ontem [28/8], a Mesa Mediadora do Fórum Comunitário e de Entidades do Gama em parceria com o SINPRO DF, o Coletivo de Professoras Reconecta e a Banquinha pela Democracia, realizaram uma proveitosa Roda de Conversa sobre a Intervenção Militar nas escolas públicas do DF.

Se falou da Gestão Democrática, da sua importância como espaço de decisão coletiva das comunidades escolares e de como esse mecanismo de democracia direta e participativa se encontra sob ameaça, como por exemplo a restrição do conceito de Comunidade Escolar, excluindo alunos e professores que não se adequem.

Também foi falado sobre o discurso construído com o claro objetivo de desinformar a sociedade, retratando escolas como focos de violência e indisciplina, com base em casos isolados, ignorando que a maioria dos estudantes não se enquadram nesse estereótipo.

Infelizmente a violência no Brasil é endêmica e generalizada, de modo que não é a violência da escola que norteia a violência na sociedade, mas o contrário, é violência e os problemas da sociedade como um todo que transbordam para dentro das escolas, que não estão desconectadas da realidade que as cercam.

Foi determinado que essa Roda de Conversa foi a primeira de uma série, onde serão discutidas com a comunidade alternativas para os nossos problemas, e a proposição de um modelo de educação que nós queremos construir.

Nesse espírito, entendemos que as soluções para nossos problemas coletivos, são necessariamente soluções construídas coletivamente e de forma democrática, e contamos com a comunidade gamense nessa caminhada.

🌐MESA MEDIADORA🌐