Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 19 de dezembro de 2020

Pandemia acelerada. Mortos pela covid em dezembro já superam todos os óbitos registrados em novembro

 Sábado, 19 de dezembro de 2020

Ainda sem os dados de sábado, total de mortes está acima de tudo o que foi notificado na semana passada

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 
Pandemia avança com mais velocidade neste fim de ano - Silvio Avila/ AFP

Os registros de mortes e de contaminados pela covid-19 confirmados até esta sexta-feira (18) já são superiores a tudo o que foi notificado no mês de novembro. Na ocasião, o total de pacientes identificados ficou abaixo de 755 mil. Nas três primeiras semanas deste mês, o dado está acima de 874 mil. Em novembro, foram relatados cerca de 12.600 casos fatais. Este mês já são mais de 13 mil óbitos.

Uma análise dos dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostra que as mortes confirmadas nesta semana já superam o registro da semana anterior e estão acima de 4,5 mil. Nesta sexta-feira (18), houve registro de 824 novos óbitos. A covid-19 já custou a vida de 185.650 pessoas no Brasil.

A média móvel de infectados desta sexta-feira - soma de tudo registrado em sete dias, dividida por sete - foi a segunda maior da pandemia. O resultado do cálculo chegou a 46.679, abaixo apenas do observado na quinta-feira (17): 46.948. O patamar anterior mais alto era de 46.536, observado em 29 de julho, auge da pandemia no Brasil até o momento. 

Ainda de acordo com o Conass, o número de pessoas que já tiveram a covid-19 no Brasil chega a 7.162.978. Em um dia, foram confirmados 52.545 novos pacientes. 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas