Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Temos pressa para ter acesso a imunização contra a Covid-19, pois queremos retomar nosso cotidiano de trabalho, estudos e vida social, de forma segura e saudável

Sexta, 18 de dezembro de 2020


Por Jorge Henrique* 

A pandemia de COVID-19 já ceifou mais de 180 mil vidas no Brasil. O Governo Federal, mesmo com essa quantidade de mortos, tem adotado medidas insuficientes para conter a pandemia. Muitos países já começaram a adotar planos de vacinação, aprovar emergencialmente vacinas em fase 3 e alguns países já começaram a vacinar a população. Enquanto isso, o Brasil tem um plano de vacinação sem data de início e a gestão da política pública de saúde é instrumentalizada para impor uma morosidade na aprovação das vacinas pela Anvisa.

Por isso, hoje trabalhadores, movimentos sociais, sindicatos, conselhos, estudantes e partidos estiveram na Praça dos Três Poderes reivindicando seriedade do governo na condução de um plano nacional de vacinação contra a COVID-19. Do governo distrital, exigimos um plano de vacinação que garanta adequado armazenamento e permita o acesso ampliado da população do DF à imunização.

Não aceitamos que um país de dimensões continentais, referência internacional por ter um sistema universal de saúde munido de uma política de imunização consolidada há mais de 47 anos, tenha como objetivo imunizar menos de 1/3 de sua população em 2021.

Quanto mais tempo o Brasil leva para iniciar e concretizar seu planejamento de vacina para a COVID-19, mais vidas são ameaçadas, mais mortes vamos contabilizar e menos chances de recuperação social, emocional e econômica vamos ter. Temos pressa para ter acesso a imunização contra a COVID-19, pois queremos retomar nosso cotidiano de trabalho, estudos e vida social, de forma segura e saudável.

https://www.instagram.com/p/CI8e-E6nDTb/?igshid=syhvdlge25uy

==================

*Jorge Henrique é enfermeiro da Secretaria de Saúde do DF e Secretário-Geral do Sindicatos dos Enfermeiros do DF.