Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 1 de junho de 2021

Copa América: A Cepa vai rolar

Terça, 1º de junho de 2021

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

No momento em que os governos federal e do DF confirmam a Capital Federal como sede, a secretaria de Saúde registrava 406.739 casos, sendo que desses 8.692 vieram a óbito. Todas as unidades de Saúde estão funcionando sob pressão. Até mesmo o Hospital de Base teve que desativar leitos de UTI por falta de recursos materiais e humanos. Nos dez países sul-americanos que participam desse certame já morreram 776 mil pessoas, vítimas da Covid. O total de casos confirmados atinge a escabrosa estatística de 429 milhões de cidadãos sul-americanos.


Texto e foto por Chico Sant’Anna

Mais um bola fora de Jair Bolsonaro e, de tabelinha, de Ibaneis Rocha. Tudo indica que a Copa América vai acontecer mesmo no Brasil. Mesmo diante de quase 500 mil mortes no Brasil, durante um mês inteiro, de junho a julho, cerca de 650 atletas, preparadores e outros profissionais, vindo dos quatro cantos do Planeta, estarão circulando de ponta a ponta no Brasil. Alguns governadores, como o do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte, se apressaram e corretamente se posicionaram contra. Na Capital Federal, o governador Ibaneis Rocha também foi ágil, mas para agradar Jair Bolsonaro. Disse não há problemas de o Distrito Federal abrir a porta para a potencial entrada de novas cepas. Além de Brasília, Goiânia, Cuiabá e o Rio de Janeiro deverão abrigar os jogos.

A ansiedade de assegurar circo aos brasileiros – já que falta pão – levou o governo brasileiro a ignorar a experiência norte-americana com a Bolha da NBA (Disney Bubble ou Orlando Bubble). Um esquema de guerra e um investimento de US$ 170 milhões levantaram a redoma em um resort dentro do complexo da Disney, em Orlando, na Florida (EUA). Três meses depois, no dia da final da principal liga de basquete do mundo, entre Los Angeles Lakers e Miami Heat, a bolha se mostrava um grande sucesso, sem que um único caso de contaminação fosse registrado. Mas o modelo concentrou todos os jogos em um único lugar, sem deslocamentos pelo país e todas as equipes hospedadas no mesmo resort.