Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Copa América: Mané Garrincha (DF) vai virar “o maior caixão aberto do planeta”

Quinta, 3 de junho de 2021 

Parlamentar mineiro de partido da base do governo Bolsonaro diz que serão tantas as mortes em consequência da Copa América no Brasil que o Mané Garrincha será o “maior caixão aberto do planeta”. Foto de Gabriel Jabur, da Agência Brasília.

A afirmação é do deputado mineiro André Janones, do mesmo partido do vice-governador do DF, Paco Brito, o Avante, integrante do Centrão, base de apoio do governo de Jair Bolsonaro. Para Paco Brito abrigar as seleções sul-americanas não representa riscos maiores de ampliar a Pandemia da Covid-19. A opinião é rechaçada pela professora de Saúde Pública da UnB, Fátima Sousa, que elenca três motivos evidentes para que Brasília não seja sede da Copa América.


Por Chico Sant’Anna

Antes mesmo de colocar frente à frente times adversários, a decisão de realizar a Copa América em Brasília está colocando integrantes de um mesmo time em cantos opostos. Correligionário do vice-governador Paco Brito (Avante-DF), o deputado federal André Janones (Avante-MG) já denominou o Mané Garrincha de o “maior caixão aberto do planeta”. Em vídeo gravado na frente do estádio, ele rotula o governo Bolsonaro de “governo assassino” e o acusa de colocar em execução “um plano de extermínio em massa em nosso país”. E olhem que ele é de um partido do Centrão que é a base do governo no Congresso Nacional.

O vice-governador Paco Brito não quis polemizar com seu correligionário. A esse blog disse que cada um tem direito a ter uma opinião e não viu problemas em Brasília abrigar jogos, alguns deles com os maiores astros mundiais do futebol, como Leonel Rossi, o que deverá provocar a aglomeração de fãs e torcedores.

“E quanto às outras competições que estão acontecendo no Brasil/ E os jogos do campeonato mineiro, no estado dele? Nós no Distrito Federal somos a favor, desde que respeitemos os protocolos nacionais e internacionais” – comentou Paco Brito.

Sobre a Copa América em Brasília, leia também:

No vídeo, o próprio parlamentar mineiro dá a resposta às alegações do vice-governador: “nós estamos falando de uma logística diferenciada de jogos nacionais, que envolve hotéis, restaurantes. São milhares de pessoas que vão morrer. A realização de um campeonato não justifica a perda de uma vida sequer” – predestina o parlamentar mineiro.